Reitor e Vice-Reitor da UEMA são empossados pelo Conselho Universitário da Instituição

Por em 5 de janeiro de 2023

Na noite desta quarta (04), os professores Walter Canales Sant´Ana e Paulo Henrique Aragão Catunda, foram empossados como reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, quadriênio 2023-2026, pelo Conselho Universitário – CONSUN.

A eleição para reitor e vice da Instituição aconteceu no dia 12 de setembro de 2022, sendo realizada de forma tranquila, com total segurança e clareza, pelo sistema on-line de votação. Os professores foram eleitos de modo expressivo, com mais de 80% dos votos da comunidade universitária.

Compuseram o dispositivo central, além dos empossados, o Governador Carlos Brandão; o Prof.Gustavo Pereira da Costa, reitor da UEMA no período 2015 a 2022; a decana, Profa.Rita de Maria Seabra Nogueira, representando o Conselho Universitário da UEMA; a Pró-reitora de Graduação (PROG), Mônica Piccolo; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Marcelo Cheche Galves; a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Ilka Serra; Pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD), Thiago Cardoso Ferreira; Pró-reitora de Infraestrutura (PROINFRA), Maria Therezinha Coelho; Pró-reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP), José Rômulo Travassos da Silva.

Depois dos ritos da posse para o novo mandato, o reitor Walter Canales lembrou da responsabilidade redobrada à altura da confiança depositada pela comunidade acadêmica. “Nossas propostas foram apresentadas como forma de tornar a UEMA mais justa, arrojada e integrada. Hoje eu quero falar da UEMA do futuro, a Universidade sempre dinâmica, com mudança e pronta para desafios, que façamos dela a Universidade que a sociedade maranhense merece. Finalizo citando Paulo Freire, quando ele diz que é preciso ter esperança, mas tem que ser do verbo esperançar (ir atrás, se juntar, não desistir), porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. Temos mesmo é que esperançar e eu tenho a esperança de fazer da UEMA uma grande Universidade, com meu comprometimento, minha paixão e o meu trabalho. Convido a todos setores da sociedade para que se unam nesse sentido, junto comigo, em prol do desenvolvimento do Maranhão”, disse ele.

O governador Carlos Brandão, por sua vez, enalteceu a confiança em prosseguir, juntamente com os professores Walter Canales e Paulo Catunda, as ações de melhoria do ensino público superior, ofertado pela UEMA. “Tenho uma grande confiança que continuaremos o trabalho de modernização da UEMA iniciado na gestão de Gustavo Costa, no que diz respeito não somente a infraestrutura, como tem sido feito, mas também, no que se refere a ampliação de oportunidades. Considero sim que estamos em boas mãos, com esse mandato que se inicia, e esse também é o anseio da sociedade maranhense. A educação é prioridade na minha gestão, pois ela transforma vidas, alegro-me de ter escolhido o reitor Walter Canales para o quadriênio 2023-2026, conte com nosso Governo”, destacou o governador.

O ex-reitor, Prof.Gustavo Pereira da Costa, período 2015 a 2022, se despediu do cargo e da comunidade universitária com as seguintes palavras: “Assumo a despedida não como um adeus, uma ruptura, um fim, mas como conclusão, término de algo, o encerramento de um ciclo e digo que nestes 8 anos como reitor foi o meu maior e mais nobre desafio. Tenho orgulho de ser UEMA, e esse é um sentimento vibrante. Sempre defendi a IES como uma universidade pública, gratuita e autônoma e essencial para o povo e desenvolvimento do Maranhão. Cuidamos das pessoas, apostamos na ciência, fizemos o dever de casa. Ainda há muito o que fazer e será feito, então que o Prof.Walter tenha uma trajetória bem aventurada, afortunada em realizações de conquistas, a UEMA merece. E renovo aqui minha fé na UEMA, a Universidade de todos os maranhenses, que é grande e grandiosa. Viva a UEMA!”.

Durante a cerimônia de posse, teve a apresentação da Orquestra Jovem do Maranhão “João do Vale”, que interpretou o Hino Nacional e o Hino do Maranhão. Participou, também, o Coral da Universidade Aberta Intergeracional – UNABI, interpretando o Hino da UEMA.

Por Paula Lima

Fotos: Luís Paulo Sousa