UEMA e Embrapa Cocais discutem ampliação e consolidação de parceria

Por em 26 de janeiro de 2023

Com o intuito de construir uma maior rede de cooperação entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Embrapa Cocais, o reitor, Walter Canales e o chefe-geral da Empresa, Marco Aurélio Delmondes Bomfim se reuniram, nesta quinta-feira (26), para discutir sobre a ampliação e consolidação da parceria entre as instituições. Na ocasião, estiveram presentes o chefe-adjunto de Administração da Embrapa, Joao Batista Zonta, além de professores e pesquisadores da Universidade.

Na oportunidade, o reitor, Walter Canales, reafirmou os laços entre as instituições. “O sentimento de que precisamos estar cada vez mais próximos é mútuo, para fortalecermos parcerias, estimular os pesquisadores, e assim, resultar na construção do conhecimento e formação dos alunos. Para isso, nada melhor do que reunirmos o corpo técnico da Embrapa e os nossos professores da área da pesquisa, pós-graduação para reavaliar o que já foi feito e incentivar uma aproximação maior, mais efetiva e mais direcionada aos novos caminhos da pesquisa e da pós-graduação da UEMA. Espero que essa parceria frutifique cada vez mais. As portas da UEMA estão abertas para termos novas perspectivas. Vamos conversar, fortalecer os relacionamentos, e quem sabe, vislumbrarmos a presença física da Embrapa na UEMA, com a execução dos nossos projetos”, enfatizou o Reitor.

O chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Delmondes Bomfim, destacou a importância da consolidação da parceria com a UEMA para a geração de conhecimento e desenvolvimento do Estado. “O compartilhamento entre as instituições é fundamental. Precisamos construir uma rede de cooperação e inovação com um objetivo futuro de termos uma plataforma Embrapa, UEMA e outras instituições. A utilização dessa rede como estratégia é um ambiente fértil que possibilita fazer conexões, para que as instituições que trabalham com pesquisa se conectem. Para isso, é preciso estarmos bem organizados, com os projetos definidos, com as competências mapeadas, e assim, conseguiremos avançar e atingir o objetivo maior da UEMA que é a formação dos alunos”, mencionou o chefe-geral.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luís Paulo