Aluna do Programa Ensinar/UEMA é aprovada em seletivo para professores

Por em 7 de fevereiro de 2023

Tatiana Carneiro da Silva Santos foi aprovada no Processo Seletivo da Secretaria de Estado da educação – SEDUC/MA.

Aluna do último período do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Tatiana Carneiro da Silva Santos, do Polo Paraibano, tem muito o que comemorar. A estudante foi aprovada no Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores para atuarem na Educação Básica e suas modalidades da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC/MA.

A aluna comemorou a aprovação e enfatizou que a motivação, organização e o planejamento foi fundamental para alcançar o resultado satisfatório. “Me sinto feliz e realizada por ter a oportunidade de contribuir com a educação de nossos jovens, transmitindo a eles todos os conhecimentos adquiridos durante anos de estudos. Dessa forma, preparando-os para futuramente ingressarem em uma universidade e ter uma graduação no ensino superior com grandes oportunidades de trabalho”, disse ela.

Ela, ainda, complementou: “O Programa Ensinar, ofertado pela UEMA, está sendo o ápice de oportunidades na minha carreira profissional. Expresso aqui meu agradecimento ao professor Jackson Ronie, que foi um grande incentivador a não deixar eu desistir da realização desse sonho”.

Para o Prof. Jackson Ronie Sá da Silva, Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar, a aprovação da licencianda é a materialidade do compromisso de formação de professores do Programa Ensinar na Universidade Estadual do Maranhão. “Tal aprovação chancela aquilo que realizamos em cada polo e em cada sala de aula: formação docente humana, competente e, acima de tudo, cidadã. Como diretor do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura me sinto feliz porque estamos devolvendo para a sociedade maranhenses sujeitos professores e professoras que realizarão trabalhos docentes na educação básica de qualidade e com preparo teórico e metodológico no campo da Educação”, destacou o professor.

Para a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Profa. Maria Goretti Carvalho, essa foi “uma notícia maravilhosa. É uma meta nossa capacitar professores para o exercício da docência na educação básica. Essa aprovação e tantas outras nos seletivos e concursos nos enche de orgulho, porque é sinal de que estamos no caminho certo, para atingirmos as metas do Plano Nacional de Educação. Com certeza, Tatiana e os outros farão  diferença nos seus municípios, pois estão aptos a atuarem na profissão escolhida. A instituição se sente, assim, cumprindo o seu dever”.

A lincencianda Tatiana finalizou com as seguintes palavras: “para aqueles que têm o sonho de ter uma graduação e futuramente uma carreira profissional bem-sucedida, peço que não desistam de perseguir seus objetivos com perseverança, determinação e, principalmente, não desistam nos primeiros obstáculos que surgirem, porque obstáculos sempre irão surgir, mas temos que ter foco e determinação na realização dos sonhos que desejamos realizar”.

Por: Paula Lima