Alunos do Curso de Ciências Sociais do Campus Caxias são aprovados em Programas de Mestrado

Por em 13 de fevereiro de 2023

Alunos das primeira e segunda turmas do Curso de Ciências Sociais do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram aprovados em Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado que são: Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí (PPGAnt/UFPI); Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI); Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (PPGCP/UFPI) e Universidade Federal de Mato Grosso (PPGS/UFMT).

Lusiene Araújo da Conceição Dias, professora da Educação Básica, aluna egressa da primeira turma de Ciências Sociais 2017.2 (Campus Caxias), participou de duas seleções para Mestrado em Sociologia na UFPI e na UFMT, sendo aprovada nas duas instituições. Atualmente é aluna bolsista Capes, do PPGS/UFMT biênio 2022-2024 com a temática voltada para o grande eixo sobre a “Maternidade e Carreira Acadêmica”, o qual se subdivide ainda: na conceituação de ser mãe ao longo dos séculos, as transformações do corpo, o vínculo materno, as quebras de tabus em torno da amamentação, da idealização do amor materno, da imposição de que a mulher nasce para ser mãe e da responsabilidade materna pelos cuidados com a criança, elementos estes que infringem diretamente na carreira científica da mulher/mãe.

Destaca que a construção inicial teórica sobre a temática foi em 2019 com disciplinas curriculares, sendo discutida no V Colóquio de Ciências Sociais no Campus Caxias e no XXXIII Encontro Nacional de Estudantes em Ciências Sociais na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), vieses aprimorados para a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso e do ingresso no Mestrado.

Hortência Lays de Sousa Nobre, aprovada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt/UFPI), tem como proposta pesquisar a respeito das juventudes como categorias sociais, as culturas juvenis urbanas em diferentes espaços sociais da cidade, em Centros da Juventude e em praças públicas. A acadêmica fez parte da primeira turma de Ciências Sociais em Caxias-MA. Participou de programas como PIBEX/UEMA, recebendo a premiação de jovem extensionista em 2020, como também do PIBIC/UEMA, o que possibilitou crescimento em seu percurso acadêmico dentro da Universidade.

Editais voltados para extensões em escolas públicas, assim como pesquisas científicas, resultaram em diferentes discussões sociais sobre juventudes, identidades, educação, além da escrita do projeto para o Mestrado, sendo aprovada em 3º lugar no Mestrado em Antropologia.

Kessyane Castro Santos foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPI). Seu ingresso no Mestrado tem por pretensão suscitar o debate em torno do ensino de Sociologia no contexto do Ensino Médio brasileiro. Ela entrou na universidade em 2018.2, fazendo parte da segunda turma de Ciências Sociais.

Durante sua trajetória na UEMA participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) como bolsista. Despertou interesse pelo seu tema durante as atividades de estágio do curso, que a levaram à construção teórica de sua monografia intitulada “Ensino de Sociologia: Análise dos conteúdos de movimentos sociais nos livros didáticos aprovados no PNLD/2021”, sob orientação da Profa. Me. Bruna Karine Nelson Mesquita. Esta monografia foi defendida em janeiro de 2023. Ainda durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso, a acadêmica foi aprovada no Mestrado, dando seguimento à sua linha de pesquisa.

Ronald Pires Rocha foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPI) para o biênio 2023-2025, que visa promover debates em torno da pobreza infantil. Desse modo, destina investigar o Estado como estrutura de poder a partir das relações estabelecidas dentro e em torno dele, bem como as instituições políticas e seu conjunto de regras e procedimentos, e suas diversas arenas, atores e agentes, fundamentais para a compreensão dos processos políticos.

Na UEMA, foi extensionista vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX), participou de monitoria voluntária e outras. Despertou o interesse pelo tema nas disciplinas da graduação, completando a proposta do estudo na monografia (defendida em janeiro de 2023), com orientação da Profa. Dra. Elieyd Sousa de Menezes, com a temática “Educação e Pobreza: A atuação do projeto Mãos Amigas no combate à pobreza por via da educação para crianças e adolescentes em Caxias, Maranhão”.

A Profa. Dra. Elizete Santos, Diretora do Curso, disse: “A administração do Curso, com alegria, parabeniza os (as) acadêmicos (as) pela aprovação nos programas e afirma que toda semente lançada em terreno fértil produz frutos para assim prosperar à frente. Ao buscarem aprofundamentos, reconhecem a importância da pesquisa social como possibilidade de melhorias e compreensões das realidades sociais cotidianas”.

A professora continuou: “O Curso de Ciências Sociais do Campus Caxias vem, ao longo de quase 6 anos, contribuindo com as pesquisas sociais da região, assim como inserindo a comunidade acadêmica nos espaços escolares, assim como nos de pesquisa. Recentemente foi avaliado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, recebendo o conceito 4. Essa conquista é um trabalho conjunto dos docentes e dos acadêmicos. Parabéns às mestrandas e mestrandos, sucesso nesta nova jornada”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira