Circuito Sala +Verde no Campus Paulo VI retoma suas atividades nesta quinta-feira (9)

Por em 9 de fevereiro de 2023

Habilitada no final do mês de dezembro de 2022 pelo Ministério do Meio Ambiente no projeto “Sala + verde”, a Universidade Estadual do Maranhão retoma suas atividades com o Circuito Sala +Verde no Campus Paulo VI nesta quinta-feira (09), com atividades realizadas no contêiner da Superintendência de Gestão Ambiental, pelo Herbário Rosa Mochel, e no curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Maranhão.

O projeto estabelece como objetivo principal desenvolver atividades voltadas à temática da conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais, com ações que  contribuem para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos no processo de estruturação de sociedades sustentáveis.

O Circuito Sala +Verde no campus São Luís estabelece relações interinstitucionais com os mais diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, superior, técnicos e afins) dando a oportunidade de conhecer e multiplicar as ações ambientais desenvolvidas na Universidade Estadual do Maranhão, com visitas multidisciplinares, nos diversos cursos de graduação e pós graduação no meio acadêmico.

Durante a manhã, jovens do Programa Agente Jovem Ambiental, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizaram atividades organizadas pela Superintendência de Gestão Ambiental onde entenderam como se dá o funcionamento da dinâmica da Sala + Verde, conheceram mais sobre os projetos desenvolvidos pela AGA, além de conhecerem o acervo botânico no Herbário Rosa Mochel.

Para a estudante do programa Liandra Silva Vale, de 22 anos, o circuito foi fundamental para conhecer novas praticas de sustentabilidade e coleta seletiva.

“Eu acredito que todas as ações de sustentabilidade em qualquer área que elas existam são muito importantes, nós vivemos nesse meio, então é essencial que a gente aprenda a cuidar. Aprendemos sobre a separação do lixo, coisas que podemos levar de conhecimento para casa, sobre os ecopontos para descarte de maneira correta”.

A superintendente de gestão ambiental da UEMA, a professora Andrea Araújo Carmo, afirma que a proposta é que o Campus Pulo VI seja um grande circuito de aprendizado sobre sustentabilidade.

“O circuito sala mais verde é um novo programa ligado ao Ministério do Meio Ambiente, a UEMA foi habilitada no último edital do ministério no final do ano de dois mil e vinte e dois. A proposta é que todo campus Paulo VI venha a ser um grande circuito de uma sala mais verde envolvendo projetos, laboratórios, espaços inter e multidisciplinares como Observatório de Astronomia como o próprio herbário e outros e fazendo com que este jovem, esse visitante tenha a oportunidade de conhecer vários programas e projetos institucionais”, comenta a superintendente.

A professora reforça a necessidade de ações da universidade em fomentar projetos com a comunidade externa, estimulando o ensino e pesquisa desde o ensino básico e médio. “É sempre bom renovar esse processo, deixar a universidade sempre de forma transversal sempre reforçando os princípios de ensino, pesquisa e extensão e oportunizando os interessados, jovens, pessoas das mais diferentes espaços e grupos a participarem do circuito sala mais verde é uma forma da universidade estar cada vez mais próxima da comunidade”.

Por: Gabrielle Siebra