Fortalecimento e Inserção: UEMA celebra Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

Por em 7 de fevereiro de 2023

O Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas é celebrado nesta terça-feira (7), com o objetivo de promover conscientização e fomentar visibilidade aos debates sobre pautas importantes dos povos originários.

Pensando nisso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  chama atenção para as questões ligadas a esses povos, garantindo respeito e proteção as culturas indígenas. A data, vem ao encontro das ações do Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica (Proetnos), promovido pela Universidade.

Nesse contexto, a Proetnos exerce uma proposta de Licenciatura Intercultural, com o compromisso social da UEMA, em legitimar a resistência histórica dos povos indígenas, comprometendo-se na educação escolar e visando a construção de automias educacionais desses povos em seus territórios.

Em 2022, aconteceu a primeira cerimônia de Colação de Grau do Curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena. De acordo com a formanda Inai´ury Carneiro Pompeu, os povos originários são capazes de realizar todos os sonhos dentro de uma universidade.

“Nós indígenas podemos estar onde a gente quiser, em qualquer lugar, seja em universidades, seja em escolas, em qualquer área que a gente quiser exercer, pois não somos melhores, nem piores do que ninguém e somos capazes de realizar todos os nossos sonhos e hoje estamos aqui dando a resposta para quem duvidou ou questionou a nossa presença dentro da universidade”.

História

Celebrado anualmente, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígena data foi oficializada no Brasil em 2008, pela Lei n° 11.696, em homenagem ao líder indígena Sepé Tiaraju, morto em 7 de fevereiro de 1756, durante a invasão espanhola da Colônia de Sete Povos das Missões, que exigia a retirada da população Guarani que ali vivia fazia 150 anos.

Por: Stella Gonçalves