Luminus Uema abre inscrições para evento de empreendedorismo inovador

Por em 17 de fevereiro de 2023

Visando disseminar a cultura do empreendedorismo inovador dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Agência Marandu e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, realizarão na Sala Inteligente do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CECEN) – UEMA uma formação da comunidade universitária destinado a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador na Uema.

“Essa é uma iniciativa que está ganhando muito força. Marandu é um projeto da UEMA capitaneado por pessoas extremamente capacitadas envolvidas com inovação. Maranhão precisa se tornar um celeiro de tecnologia e inovação formando recursos humanos para esse Brasil que vai demandar até 2025, 800 mil vagas de pessoas especializadas em tecnologia e claro um Maranhão que quer criar dias melhores e melhores condições de vida para seu povo”, afirmou Davi Telles, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão.

“Convidamos toda a comunidade acadêmica, teremos conteúdos em relação a metodologias ágeis, inovação, empreendedorismo, captação de recursos e muito mais coisa interessante pra nossa comunidade acadêmica que quer estar envolvida com empreendedorismo e inovação do nosso Estado como parques tecnológicos entre outras várias temáticas interessantes”, informa  Paula Roberta Coutinho, líder do eixo Universidade no Programa Inova Maranhão.

O programa Luminus é um programa de capacitação em inovação da comunidade acadêmica dentro da Universidade Estadual do Maranhão. O evento também pretende preparar professores e estudantes das IES para participar dos editais, programas e projetos de inovação que contará com carga horária total de 36 horas com certificação para frequência mínima de 75%. Todas as aulas acontecerão no período 08h às 12 horas na Sala inteligente CECEN.

O evento será dividido em três ciclos.

AULA 1: Fundamentos da inovação

AULA 2: Cultura da inova

AULA 3: Métodos ágeis

AULA 4: Radar da inovação

AULA 5: Visão de futuro

AULA 6: Mão na massa

AULA 7: Gestão de processo

AULA 8: Elaboração de projetos de inovação

AULA 9: Modelagem de negócios de base científica

O evento contará com carga horária total de 36 horas com certificação para frequência mínima de 75%. Todas as aulas acontecerão no período 08h às 12 horas na Sala inteligente CECEN.

Por: Gabrielle Siebra