Meio Ambiente: UEMA discute parcerias para o programa “1 Milhão de Árvores”

Por em 15 de fevereiro de 2023

Com o objetivo de discutir sobre o programa “1 Milhão de Árvores” e celebrar parcerias institucionais com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o reitor Walter Canales, ao lado do vice reitor Paulo Catunda, se reuniram com o presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental, Salvio Dino Junior, com o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Roberto Mauro e, também, com a Superintendente de Gestão Ambiental, Andrea Araújo.

De acordo com o reitor Walter Canales, o programa “1 Milhão de Árvores” não se trata apenas da colocação de mudas dentro do viveiro, mas também, da alfabetização ecológica e conscientização da população em torno das questões ambientais.

“São temas totalmente inerentes ao que a universidade pratica em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Não há como ficar de fora desse projeto e, com certeza, vai ser uma parceira com grandes resultados para a conscientização ambiental”, destacou o reitor.

Foto: Anne Cascaes

Para Salvio Dino Junior, presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental, a UEMA é líder no respeito ao meio ambiente e nas ações voltadas a preservação da natureza. Em vista disso, a intenção é sensibilizar a população e os poderes públicos a cumprirem seus papeis com a natureza.

“Queremos buscar suporte técnico para que tenhamos um reflorestamento de áreas degradadas e, também, nas zona urbanas, para que as cidades do interior do Maranhão fiquem mais confortáveis no ponto de vista da arborização”, disse Salvio.

Foto: Anne Cascaes

O vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Mauro, destacou, ainda, a importância da UEMA na atuação consistente nas questões ambientais. Para ele, é de grande relevância a auto responsabilidade dos problemas relacionados nesse âmbito.

“Nós já perdemos 80% das nossas matas e é um dado muito grave. Precisamos ter cuidado com a nossa natureza e formar, a partir das próprias crianças, um futuro melhor”, afirmou Roberto.

Por: Stella Gonçalves