Pesquisa da UEMA sobre antenas bioinspiradas é publicada em revista científica internacional

Por em 2 de fevereiro de 2023

Eduarda Froes dos Santos, graduada em matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), junto com seu orientador Paulo Fernandes da Silva Júnior, docente do curso de Engenharia da Computação da UEMA, conquistaram o reconhecimento internacional ao terem um artigo de pós graduação divulgado na revista Scientific reports.

Essa revista é uma das cinco maiores revistas de científicas do mundo com o projeto “Desenvolvimento de uma antena monopolo direcional bioinspirada em folha elíptica com cortes de acordo com o número de ouro para a aplicações WLAN e 4G”. O estudo é voltado para o desenvolvimento de um antena bioinspirada em formato de plantas.

A partir deste estudo foi possível reduzir em até 80% a estrutura de uma antena padrão sem que houvesse comprometimento na qualidade do produto final e sem contar com o baixo custo dos materiais, como fibra de vidro ( FR4) e cobre laminado. As antenas bioinspiradas procuram utilizar formas de seres vivos, com objetivo de dimensionar dispositivos de aprimorar parâmetros de resposta para rede local sem fio, WI-FI, redes de sensores sem fio industriais e comunicações móveis.

O artigo foi publicado no dia 04 de novembro de 2022 “Pra mim foi muito gratificante ver que um projeto do nordeste, da UEMA, do Maranhão ,que conseguiu uma visibilidade muito boa, a gente conseguiu publicar em uma revista onde as melhores universidades do mundo publicam, então isso colocou a UEMA lá em cima  e colocou o curso de Engenharia de Computação lá em cima”, destaca Eduarda.

“É sempre bom ter o trabalho reconhecido pela comunidade acadêmica mundial, porém o melhor é ver os alunos se desenvolvendo e crescendo como pessoa, na pesquisa acadêmica e como profissional. Isto é muito gratificante, e vendo que mais alunos estão sendo motivados e pesquisar e crescer, principalmente quando percebem que não há limitação pelo gênero, pois é uma aluna, pelo local, pois estamos no Estado com menor IDH do Brasil, nem pelo curso, pois a aluna é formada em licenciatura em matemática. O segredo está no empenho, esforço e vontade de aprender e crescer. Não é trivial, mas também não é impossível, só depende do trabalho realizado”,  afirma o professor doutor Paulo Fernandes.

O projeto sobre formas bioinspiradas em plantas para o desenvolvimento de antenas  foi iniciado no ano passado, mas é uma pesquisa que já vinha sendo estudada desde 2015 e que continuará em desenvolvimento de outras estruturas para operar  nas tecnologias 5G e 6G, conta o professor.

Confira aqui o artigo completo:

Por: João Gabriel Costa