Processo seletivo de Promoção à Professor Associado é aberto na UEMA

Por em 17 de fevereiro de 2023

(Foto: Rafael Carvalho)

Objetivando o processo de promoção para professor associado da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), aconteceu, nessa quinta-feira (17), uma reunião com o reitor Walter Canales e demais professores, para tornar público o edital.

Poderá requerer a Promoção para a classe de Professor Associado, o docente que preencher os seguintes requisitos:

1. Possuir o título de doutor

2. Não apresentar horas à disposição no último relatório de atividade docente aprovado pelo departamento ou, se inexistente, pelo conselho do Campus/Centro.

3. Cumprir o mínimo de dois anos no último nível da classe de professor adjunto

4. Ter regime de trabalho de 40 horas ou 40h com dedicação exclusiva.

Para o reitor Walter Canales, o incentivo à pesquisa é um caminho de suma importância na evolução da Universidade.

“Esse incentivo não se trata apenas de colocar o professor no patamar de receber um salário melhor, mas sim que o docente possa devolver a universidade aquilo que ele usufruiu, no sentido da constituição dos programas”, disse o reitor.

(Foto: Rafael Carvalho)

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, afirmou, também, que o incentivo de buscar o fortalecimento da Universidade por meio do ensino da pesquisa e extensão e, logicamente, com a oportunidade em fazer gestão, vai fazer com que a UEMA seja cada vez maior em números. “É primordial que os professores busquem essa visão de um desenvolvimento da universidade”, completou.

A assessora especial técnica, Amanda Guará, destacou que a promoção dos professores associados é fundamental para a gestão.

“Você poder dimensionar o engajamento do professor qualitativamente e quantitativamente. Conseguindo, assim, ter uma ferramenta para novos processos de desenvolvimento do servidor. Ou seja, você vai ter ciência daqueles que não conseguem alcançar aquele nível e, além disso, aperfeiçoar a missão da universidade no âmbito científico. A gente agregou outras ferramentas na perspectiva da gestão”, disse Amanda.

Por: Stella Gonçalves