Reitor da UEMA participa da posse do Chefe-Geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim

Por em 13 de fevereiro de 2023

Reitor esteve presente na cerimônia para reafirmar a parceria entre UEMA e EMPBRAPA (Foto: Anne Cascaes)

Foi realizada, na sexta-feira (10), no Cine Teatro Viriato Corrêia, IFMA – Campus Monte Castelo, a cerimônia de posse do Chefe-Geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim. O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant´Ana, esteve presente na solenidade para reafirmar o compromisso com a entidade.

Marco Bomfim é egresso da Universidade Estadual do Maranhão, formado em Medicina Veterinária em 1995, durante seu discurso, reforçou a importância da articulação estratégica entre a Embrapa Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão.

“A Embrapa no Maranhão é a força de toda a Embrapa, de seus 43 centros de pesquisa e quase 2500 mil pesquisadores em rede, somada ao sistema de pesquisa do estado – mais de 5 mil professores pesquisadores que formam mais de 30 mil profissionais todos os anos – articulando ambientes de inovação em qualquer cadeia. Essa aliança estratégica – já em curso com UEMA – fortalece a Rede de Pesquisa e Inovação Agropecuária Maranhense, arranjos produtivos e desenvolvimento territorial inclusivo e sustentável”, afirma.

Para o reitor da UEMA, Walter Canales, participar da cerimônia foi um momento muito gratificante “pelas parcerias já existentes entre a Embrapa Cocais e a Universidade Estadual do Maranhão no sentido de projetos de pesquisa, com pesquisadores de ambas as instituições trabalhando em projetos evidentemente que abordam questões das Ciências Agrárias e também por ser o Dr. Marco Bomfim egresso da Universidade Estadual do Maranhão, ele é médico veterinário e está, então, assumindo após o mandato do Dr. João Zonta que também fortaleceu essa relação institucional com a Universidade Estadual do Maranhão”, pontuou.

Por: Gabrielle Siebra