Reitor da UEMA recebe integrantes da Academia Maranhense de Letras

Por em 6 de fevereiro de 2023

Nesta segunda-feira (6), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, recebeu integrantes da Academia Maranhense de Letras para tratar sobre o incentivo da literatura na Universidade e, também, sobre a programação do Bicentenário do Poeta Gonçalves Dias.

De acordo com o reitor da UEMA, foi discutido três pontos principais: a parceria na publicação de livros alusivos ao Poeta Gonçalves Dias, uma programação dentro da universidade nos eventos do curso de Letras e, em terceiro, um curso na plataforma Eskada sobre a obra do poeta.

“Nós estaremos divulgando em todos os aspectos, em várias camadas sociais, no mundo inteiro. Foi muito proveitosa a reunião, especialmente por estreitar os laços da Uema e da Academia para outros eventos”, disse o reitor.

Para o presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo é de grande valia a integração da Uema no incentivo à literatura.

“Estamos aqui para incentivar, cada vez mais, a divulgação da literatura maranhense e, especificamente, neste ano de 2023, vai acontecer o Bicentenário do Poeta Gonçalves Dias. Agradeço a disposição do reitor nessa satisfatória conversa”, disse Lourival Serejo.

Bicentenário Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias é um poeta do século XIX e faz parte da primeira geração do Romantismo Brasileiro. Sua obra mais conhecida é o poema nacionalista “Canção do Exílio”.

Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823, em Caxias, no Maranhão. Era filho de um português branco e de uma brasileira descendente de índios e negros. Mais tarde, estudou Direito, em Portugal, na Universidade de Coimbra. De volta ao Brasil, além de publicar livros, trabalhou como professor e, além disso, foi nomeado oficial da Secretaria dos Negócios Estrangeiros.