Reitor e Prefeito de Itapecuru Mirim discutem sobre parcerias institucionais entre Uema, prefeitura e Iniciativa privada

Por em 23 de fevereiro de 2023

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, recebeu, nesta quinta-feira (23/02), juntamente com a Diretora do Campus Itapecuru Mirim, Thalitta Serra, o prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba, e o senhor Max Andrade, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Vale (CIM).

A reunião tratou sobre parcerias institucionais entre Uema, prefeitura e Iniciativa privada e a apresentação e perspectiva inicial dos novos cursos que irão contemplar a grade curricular do Campus Itapecuru Mirim.

De acordo com o reitor Walter Canales, “o grande objetivo dessa reunião foi aproximar a Uema, não só de Itapecuru Mirim, como de todos os 25 municípios que constituem o Consórcio Intermunicipal Multimodal da Vale. A Universidade já vem realizando muitas ações para o desenvolvimento dessa região e, com isso, é muito importante que os nossos professores e nossos alunos fiquem cada vez mais alinhados com o que o Estado do Maranhão necessita e pode atingir em parceria com a Universidade”.

Para o prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba, a expectativa é grande. “Nós estamos visitando a Uema e tratando de alguns assuntos específicos que possam redundar em parcerias entre a Universidade e o município de Itapecuru Mirim. Estou plenamente satisfeito com esse encontro porque vejo que a Universidade tem pesquisas e estudos que podem contribuir para a solução de vários problemas dos municípios maranhenses. Hoje essa visita é um divisor de águas porque temos a Uema com esse potencial grandioso e transformador para o Estado do Maranhão”.

A diretora do Campus Itapecuru Mirim, Thalitta Serra, disse: “Participamos hoje de um momento muito salutar para nossa Universidade. Recebemos o diretor do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Vale, juntamente com o prefeito de Itapecuru Mirim estreitando os laços de possíveis parcerias institucionais, entre a Uema, o município e a iniciativa privada. Um dos objetivos será estabelecer a união de esforços, a partir da apresentação do diretor executivo do CIM e de ações e políticas públicas que venham atender as necessidades de comunidades impactadas diretamente no município de Itapecuru Mirim”.

O secretário de Agricultura de Itapecuru Mirim, Jerônimo Mendes destacou que esse foi um momento de envolvimento da Universidade Estadual do Maranhão com a prefeitura municipal de Itapecuru Mirim. “Essa parceria irá levar soluções para inúmeros problemas que assolam nosso município, especialmente para agricultura família, pois nós temos em pauta a elaboração de um Plano Municipal de Agroecologia e Agricultura Orgânica que já está sendo trabalhada pelo LABEX. Esse engajamento da Uema vai trazer ganhos imensuráveis para o nosso município”, enfatizou Jerônimo Mendes.

Estiveram presentes ainda, o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; o secretário de Agricultura de Itapecuru Mirim, Jerônimo Mendes;  a diretora do Curso do Agronegócio, professora Camila Nobre; além de pró-reitores, professores e assessores.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luís Paulo