UEMA e Gasmar se reúnem para discutir parcerias nesta terça-feira (14)

Por em 14 de fevereiro de 2023

Nesta terça-feira (14), o reitor Walter Canales, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), se reuniu com o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Dr. Allan Kardec, com o objetivo de traçar ações de parcerias entre a universidade e a empresa.

Na oportunidade, também esteve presente o presidente da Agência Marandu, Roberto Serra, o Pró reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Marcelo Cheche, Professor Ewaldo Eder, coordenador do Programa de Engenharia da Computação e Sistemas da Uema e Professor Moises Rocha, da Engenharia de Produção do CCT.

Foto: Anne Cascaes

De acordo com o reitor Walter Canales, o intuito da reunião foi reconhecer temas em comum entre as duas instituições.

“Realizamos esta visita institucional para que os laços entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Gasmar sejam estreitados. Nosso intuito também é identificar questões que sejam de comum interesse entre as duas instituições”, pontuou.

Para o presidente da Gasmar, existem dois caminhos que precisam ser percorridos, em primeiro lugar é a narrativa local e em segundo é o papel da academia. “Não tem como seguir sem os cursos ofertados por ela, então agradeço essa importante visita dos representantes da UEMA”, disse Allan Kardec.

Segundo o professor Marcelo Cheche, a reunião foi fundamental para pensar sobre o Maranhão no ponto de vista estratégico, as projeções de futuro de desenvolvimento de Estado, que passam por matrizes energéticas.

“A reunião pensou essas estratégias do ponto de vista da formação de recursos humanos e de ações que a universidade pode empreender de aproximação com a Gasmar em várias frentes, na graduação, inovação,pós graduação, mas antes de tudo uma leitura de planejamento estratégico para o futuro do Estado”, disse Marcelo.

Vale ressaltar, ainda, que na ocasião, o Diretor da Agência Marandu, Roberto Serra, teve a oportunidade de sinalizar uma possibilidade de parceria, a partir da agência, no sentido de promover um amplo programa no Maranhão com vistas a produção de projetos de intervenção em favor do setor de petróleo e gás.

“Com nossos alunos de graduação e pós graduação da UEMA, vamos identificar problemas que estão relacionados a esse ambiente de produção e desenvolver projetos de intervenção”, ressaltou Roberto.