UEMA sedia evento para disseminar a cultura do empreendedorismo para a comunidade acadêmica

Por em 23 de fevereiro de 2023

Teve início, na manhã desta quinta-feira (23), uma ação de formação do Programa Luminus, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Agência Marandu e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP. O evento tem ao todo três ciclos de encontros e está sendo realizado na Sala Inteligente do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CECEN) – UEMA.

A iniciativa possui o objetivo de disseminar a cultura do empreendedorismo inovador dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) e, a partir disso, capacitar os participantes por meio de aulas sobre temas que fazem parte do ecossistema inovador. O reitor da UEMA, Walter Canales, reconhece a importância da ação para fortalecer a cultura do empreendedorismo para a comunidade acadêmica da UEMA.

“A inovação e o empreendedorismo estão sendo constituídos como um novo pilar de sustentação da universidade e todas as suas atividades como ensino, pesquisa e a extensão. Nós colocamos isso à disposição de uma forma mais rápida para a sociedade, de modo a desenvolver o nosso Estado do Maranhão”, afirmou o reitor da UEMA ao destacar a parceria da Universidade com a Secti e o governo do Estado.

Além disso, o evento tem o objetivo de preparar professores e estudantes da UEMA para participar de editais, programas e projetos de inovação. A formação contará com carga horária total de 36 horas com certificação para frequência mínima de 75%. Todas as aulas acontecerão no período 08h às 12 horas na Sala inteligente CECEN.

“Essa é uma primeira ação de base da política de inovação e empreendedorismo na UEMA. O projeto Luminus, que faz parte de uma grande articulação da secretaria de ciência, tecnologia e inovação, dentro do programa Inova Maranhão, tem visto exatamente a formação dessa base dentro das instituições de ensino superior. A UEMA recebe hoje essa agenda para a formação da comunidade universitária, então professores, servidores, alunos têm oportunidade de imergir nessa agenda de inovações e empreendedorismo, adquirindo conhecimentos para que estabeleçamos aqui uma dinâmica nova, colocando a inovação como um pilar”, explica o presidente da Agência Marandu Roberto Serra.

No encontro desta quinta-feira (23), os participantes da formação participaram de um momento de acolhida, com a presença do reitor da UEMA, além de dinâmicas iniciais para introdução aos temas que serão abordados. A primeira aula da formação tem como tema “Fundamentos da Inovação”.

“Esse evento é de grande importância para a UEMA, para a Secti também, é uma iniciativa que nós estamos construindo juntos. Ela vai trazer um pouco da visão do empreendedorismo, da inovação, da construção de projetos de inovação, construção também para participar de editais de inovação, então a gente traz muitas metodologias e conteúdos muito interessantes da inovação para a instituição, e aí os professores, pesquisadores e todos os membros da academia podem utilizar isso no seu dia a dia, na sala de aula e em seus projetos também”, explicou a líder do eixo Universidade no Programa Inova Maranhão, Paula Coutinho.

Veja todas as datas de encontro e temas abordados ao longo da formação:

AULA 1: Fundamentos da inovação

AULA 2: Cultura da inova