Alunos de Ciências Biológicas da UEMA participarão de atividade em campo em alusão ao Dia Mundial da Água

Por em 21 de março de 2023

O Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) realizará uma atividade de extensão, em alusão ao Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22). A atividade tem como tema “Dia Mundial da Água: uma conversa sobre a hidroponia e seu grande apelo de economia hídrica na produção de hortaliças folhosas na ilha de São Luís, Maranhão.

A ação será realizada por meio de um dia de campo, onde os alunos do 4º período do curso de Ciências Biológicas farão uma interação com os alunos da rede de ensino pública da Unidade de Ensino Tácito Caldas, em Paço do Lumiar.

Durante a atividade em campo, serão discutidos os aspectos mais importantes da hidroponia. Os alunos serão certificados pela participação na atividade de extensão.

“A importância de proporcionarmos a interação, a todo tempo, de alunos da graduação da UEMA com o público externo, recai exatamente na condição que somos uma universidade pública, onde os alunos possuem a exata consciência de que podemos devolver para a comunidade um resultado de serviços e informações técnicas que podem se tornar um referencial inclusive”, ressaltou o professor do departamento de biologia do Cecen Eduardo Ferreira.

Segundo o professor, a hidroponia é uma técnica que se encaixa de forma muito adequada nos requisitos fundamentais da sustentabilidade agrícola, trazendo o benefício da economia hídrica.

“A técnica, em si, observa a recirculação de uma solução nutritiva, que banha o sistema radicular das plantas cultivadas nesse sistema. Um comentário curioso: a planta não entra em contato com o solo, e isso é uma possibilidade muito interessante no tocante a assepsia das plantas”, pontua Eduardo Ferreira.