Aula Magna do Curso de Direito da UEMA acontecerá no dia 24/03

Por em 21 de março de 2023

Aula Magna do Curso de Direito da UEMA de 2023.1 será realizada no dia 24/03/2023 às 10:00h no Auditório da UEMANET, proferida pelo palestrante Mateus Lago, sob o Tema “Sistemas Europeu e Interamericano de Direitos Humanos: uma análise Comparativa com enfoque nas Diferenças”.

Palestrante: Dr. Mateus Coelho Lago

Aula Magna do Curso é uma tradição e temos como referência algumas Universidades portuguesas que ministram a primeira aula de um curso no seu salão nobre. Adquiriu o sentido amplo e de grande importância sendo também denominada de Aula Inaugural. Para tanto uma personalidade com representatividade em sua área de atuação é convidada para enviar uma mensagem aos alunos ingressantes.

Ingressar em uma Universidade representa o começo de um novo ciclo na vida de um acadêmico e para formalizar o início das atividades letivas, a Direção do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e o Centro Acadêmico CALUTA realizam com o apoio da Uemanet, ADFAS, MP e TJ nesta sexta-feira (24/abril/2022), a Aula Magna do primeiro semestre de 2023. Com o tema: “Sistemas Europeu e Interamericano de Direitos Humanos: uma análise Comparativa com enfoque nas Diferenças”. Embora o Curso de Direito seja novo, com apenas 14 anos, visto que teve início em 2008, com a primeira colação de grau em 2012, ingressar nesta universidade é um sonho almejado por muitos.

Já no primeiro Exame de Ordem o Curso obteve 100% de Aprovação e, desde então tem sido agraciado com prêmios importantes como o Selo OAB recomenda e 4 estrelas no Guia do Estudante, por exemplo. Isto se deve ao grande desempenho no Exame de Ordem e ENADE, critérios de exigência para a qualidade da educação jurídica, e nossos prêmios confirmam essa excelência.

Acolhimento aos Calouros do Curso de Direito

Este anos nosso acolhimento está com novo formato visto que agora o Direito UEMA está em São Luís, Bacabal, Grajaú, Codó e São Bento. Desde que a profa. Jaqueline Demetrio assumiu a Direção do Curso de Direito de São Luís, instituiu o formato de acolhimento com uma semana de atividades acadêmicas integrativas com apresentação institucional, e de palestras de parceiros e egressos. Essa é uma forma de mostrar a Casa nova do aluno e o que ela pode oferecer.

Esse semestre estaremos em apenas dois dias, 23/03/2023, quinta-feira, com uma Roda de Conversa com a participação predominantemente feminina onde, faremos uma mesa afetiva para além dos laços institucionais. Essas Mulheres do Direito irão apresentar sua trajetória de trabalho e a base que as faz serem o que são.

Nesse sentido contaremos com a presença das Dras: Cristiane Lago, representante do MP, Janaína, Juizado do Consumo e Lúcia, Vara da Mulher representantes do TJ MA, Regiane Presot, Advogada e Docente da UEMA, Jéssica, advogada egressa, e a Sra Gizelda Amaral Mãe da Discente Yohana Amaral, 1ª colocada no Curso de Direito e Geral no vestibular!

Por : Assessoria de Comunicação