Cerimônia do Jaleco 2023.1 do Curso de Enfermagem é realizada no Campus Caxias

Por em 17 de março de 2023

Foi realizada nesta quinta, 16 de março, no Auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias, a Cerimônia do Jaleco 2023.1 com a Turma XXV do Curso de Enfermagem. O evento foi organizado pela Direção do Curso com o apoio do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF).

A Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, deu início aos pronunciamentos: “Com grande alegria estamos aqui. Muito bonito vermos esse auditório lotado. Isso mostra a participação da família na vida acadêmica desses estudantes. O Curso de Enfermagem na UEMA tem mais de 20 anos. Formamos dezenas de profissionais que atuam em nossa rede, em outros municípios e estados, mostrando a contribuição social da universidade. É um de nossos cursos mais conceituados, o que mostra a qualidade do curso e dos profissionais. Aproveitem esse momento. Entrar numa universidade pública é muito difícil, vocês lutaram muito. Agora é muito estudo e dedicação e os familiares vão participar disso. Parabéns!”, falou.

A Diretora do Curso de Enfermagem, Profa. Me. Rosângela Nunes Almeida, falou em seguida: “Cumprimento todos, de modo especial os calouros, que hoje iniciam essa jornada oficialmente. Com grande alegria os acolhemos. Que vocês se sintam bem por estar em nosso meio. Serão 5 anos de batalhas e conquistas. Vocês escolheram uma profissão belíssima. Quem é da área sabe a essência do que é cuidar do próximo. Essa construção deve ser feita a partir do 1º período. Nós da UEMA primamos pela excelência da tríade ensino, pesquisa e extensão. Apoiamos, qualificamos e damos acesso aos filhos de vocês, mas são eles que estarão na labuta, assistindo um paciente e também primando pela assistência de qualidade. Desejamos sucesso nos próximos 5 anos e que a ética e a responsabilidade prevaleçam nessa jornada de 4.290 horas integralizadas”, ressaltou.

A professor Rosângela prosseguiu: “Ficamos 24 horas conectados ao paciente. Sabemos de suas necessidades físicas, psicológicas, espirituais. Que vocês do 1º período honrem a Enfermagem, a nossa instituição e o egresso que serão. Nosso egressos são um sucesso porque entenderam que a essência da Enfermagem é o cuidar, o ajudar o próximo. Temos que ter empatia com o paciente, entendê-lo”, destacou

O Prof. Me. Diellisson Layson dos Santos Lima, egresso do Curso, se manifestou: “Espero que ao longo do processo de formação, vocês sintam o mesmo orgulho que eu tenho, que é fazer parte do Curso de Enfermagem do Campus Caxias. Sou apaixonado pelo que faço. Que vocês se permitam conhecer a Enfermagem, suas diversas facetas. Quando você se dedica, se compromete a abraçar a profissão, sua vaga está garantida. No 4º período eu tive certeza do que queria: terminar a graduação, seguir pela docência, pesquisa. Comecei a trabalhar, me inserindo em todas as oportunidades. Se permitam avançar, o profissional que serão daqui a 5 anos começa agora”, incentivou.

O discente Jonas Dourado, do 7º Período, também se pronunciou: “É difícil essa mudança de sair do Ensino Médio e se deparar com o Ensino Superior. Tivemos que tomar muitas decisões para estar aqui hoje.  Pelo que já foi dito, vocês devem ter visualizado qual a responsabilidade que temos como futuros profissionais. Vocês vão se desenvolver durante o curso, adquirir maturidade. Aproveitem cada momento, para não ficarem se cobrando no futuro por não terem aproveitado. Temos muitas atividades. Sempre há alguma coisa para fazer, para agregar à sua formação”, lembrou.

O representante do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), subseção Caxias, Manoel Daniel Neto, se dirigiu aos presentes: “A cada dia me impressiono com as iniciativas do Departamento de Enfermagem. Me orgulho da universidade da qual fiz parte, do corpo docente no qual me espelho. Vocês são abençoados em fazer parte dessa família. Acredito que a cada ano a Enfermagem ganha mais espaço, nunca vai saturar. Estou me colocando à disposição, o COREN é um parceiro da universidade. Dou as boas-vindas a vocês que são o futuro da Enfermagem”, ressaltou.

Dando prosseguimento à cerimônia, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e a acadêmica do 2º período Ayla Cristiane leu uma carta destinada aos calouros.

Logo depois foi feita a entrega dos jalecos aos calouros pelos respectivos padrinhos e madrinhas.

Por: Emanuel Pereira