Curso de História do Campus Caxias promove palestras sobre saúde mental e docência após a graduação

Por em 17 de março de 2023

Nesta quarta, dia 15, duas palestras voltadas para alunos veteranos e calouros do Curso de História foram realizadas no Auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias.

Na primeira, o psicólogo hospitalar e clínico Rodrigo Rodrigues falou sobre a importância do cuidado com a saúde mental: “Meu objetivo é saber se os acadêmicos estão dando a importância suficiente para a saúde mental, levando em conta que estão na universidade, um local repleto de fatores externos e onde se sentir pressionados. O psicólogo não trata apenas de problemas emocionais, mas também para a pessoa se entender, se descobrir”, explicou.

Para o palestrante, muitas vezes nos autossabotamos antes de começar algo, achando que não vamos conseguir, que o outro vai ter sucesso. Isso ocorre desde o Ensino Médio. Para mantermos um padrão de estudo e um padrão físico, precisamos de saúde mental (que pode ser prejudicada aos poucos). Dentro dela podemos citar a ansiedade, depressão, stress crônico.

Sobre a ansiedade no contexto universitário ele citou que a saúde mental abrange 3 áreas: cognitiva, autocobrança e comparação. Como exemplos dessa dificuldade, citou casos como achar que o colega de sala é mais inteligente que nós e pessoas que deixam a cidade de origem para fazer o curso em outra. Ansiedade é a preocupação excessiva.  Existe aquela que nos impulsiona a fazer o melhor e a outra que nos impede de tomar uma atitude, que prejudica e pode evoluir para a síndrome do pânico.

Ele prosseguiu: “Ao longo da vida fugimos de frustrações e buscamos bem estar. Crescemos e vamos evitando situações, deixando as decisões para depois. Isso não é preguiça, adiamos o que nos deixa mal. Ficamos nervosos nem sempre porque algo não dará certo, e sim pelo contrário, porque, se der certo, teremos mais coisas para fazer, mais responsabilidades. Para ter saúde mental precisamos ser organizados, ter uma rotina produtiva. Quando nos cobramos vêm a pressão, a comparação e a frustração. Façam amizades durante o curso, se percebam ao acordarem. Quando negligenciamos a saúde mental, isso afeta a área física”, destacou.

Na segunda palestra, o tema “A prática do ensino de História e os desafios docentes depois do curso de História”, foi apresentado pela Profa. Mestranda Jesus Hellen Leal Conceição: “Sou filha daqui da UEMA e faço Mestrado em São Luís. Me formei em março do ano passado e logo em seguida comecei a dar aulas. Não foi fácil, apareceram desafios, como conciliar o mestrado na capital com as aulas aqui. Um dos meus maiores sonhos já foi, também, um dos meus maiores medos porque no início da graduação eu sentava no canto da sala com medo que chamassem meu nome. Tive vergonha, crises de ansiedade. Meu sonho era ser professora e meu medo era os alunos não gostarem de mim. Me senti muito bem ao ser chamada de professora na sala. Naquele momento reforcei a certeza da minha escolha, de que era isso o que eu queria”,  narrou.

De acordo com ela, não podemos deixar o medo ser maior que o sonho. Querendo que houvesse uma identificação dela com os alunos, sua primeira aula foi sobre raça, racismo e preconceito, assuntos que não haviam sido ensinados para eles. Ela ouviu depoimentos de alunas que foram vítimas de piadas por terem cabelos crespos. Devemos levar também a nossa história para as aulas, o que não é mostrado nos livros didáticos. Ela se reconheceu como mulher preta no Curso de História e essas experiências devem ser repassadas aos alunos.

Ela continuou: “Meu estágio na UEMA foi durante a pandemia, algo bem complicado. Creio que vocês não querem ser o professor que só passe conteúdo. Sejam dinâmicos, como os professores que inspiraram vocês a estarem aqui. Façam a diferença”, incentivou.

O aluno Francisco Kevin, do 2º período, falou sobre o evento: “Achei significante, porque as pessoas que estão entrando precisam ter noção de como é importante a questão psicológica para ter um bom desempenho no curso. Sobre a vivência dos ex-estudantes, sabemos das perspectivas ao sair do curso e melhorar ainda mais como profissionais”, espera.

O professor Jakson Ribeiro, Diretor do Curso de História, se manifestou: “Fizemos a proposição de realizar uma semana de acolhimento aos acadêmicos. Ontem tivemos uma aula inaugural com o professor Leonardo Carvalho e hoje demos continuidade com duas palestras. Nesta primeira semana os calouros estão descobrindo a universidade, com anseio por novas aventuras, novos desafios da prática docente”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira