Curso de Letras recepciona calouros e veteranos em Acolhimento Acadêmico no Campus Paulo VI

Por em 16 de março de 2023

O Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Campus Paulo VI, realizou, terça-feira (14) e quarta-feira (15), o Acolhimento Acadêmico para discentes do curso com o intuito de integrar os novos e já veteranos acadêmicos ao ambiente universitário para mais um semestre letivo.

Foram realizadas diversas ações como palestras, atividades artísticas, culturais, buscando familiarizar os alunos à rotina acadêmica, bem como esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Universidade, assistência estudantil e o oferecimento de benefícios (bolsas e auxílios).

A Profa. Mary Joice Paranaguá, diretora dos Cursos de Letras, explica o objetivo da acolhida para o período de 2023.1. “Estamos fazendo essa acolhida do primeiro semestre de 2023 para recebê-los para aulas totalmente presenciais aqui no Campus Paulo VI, não estamos mais juntos de maneira virtual, então a direção do curso resolveu criar esse momento tanto para calouros quanto veteranos, onde estamos provendo com a abertura, uma palestra com o escritor e advogado Alexandre Lago, que é membro da Academia Ludovicense de Letras, entre outras presenças especiais para esses dois dias de acolhida”, comentar.

Para falar sobre assuntos de pesquisa acadêmica e extensão, a Profa. Ilka Serra, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, esteve presente para compartilhar informações importantes para que tanto veteranos, quanto principalmente calouros possam participar ativamente, desde o primeiro período, de pesquisas científicas e buscar sempre a pró-reitoria para extrair ao máximo, as oportunidades fornecidas pelo curso do qual escolheram como futuro profissional.

“Apresentamos aqui todos os programas de auxílio que temos na PROEXAE, bem como as bolsas de extensão. O nosso intuito é mostrar as grandes possibilidades que o aluno tem de estar incluído hoje na universidade, fazer uma extensão mais forte, fazendo uma extensão desde o primeiro período, fortalecendo o seu vínculo com a universidade por meio do ensino, da pesquisa, mas também da extensão. Então, vamos mostrar esses programas, vamos mostrar as possibilidades, O que nós queremos é mostrar pro aluno que hoje é uma universidade, é uma universidade multidisciplinar, uma universidade que tem multipotencialidades”, conta a pró-reitora.

Visando aproveitar e agarrar as oportunidades de pesquisa e extensão oferecidas pela Universidade Estadual do Maranhão, a caloura do Curso de Letras Português, Clara Maria Cordeiro Borges, de 18 anos, participa da acolhida acadêmica aspirando ser futuramente uma das alunas presentes nos cursos de extensão e pesquisas acadêmicas da Universidade.

“Fui aluna do curso de engenharia, mudei porque sempre foi o meu sonho fazer algo relacionado a licenciatura, sempre tive uma paixão muito grande por literatura, tanto brasileira quanto estrangeira. Então quando resolvi mudar de curso logo pensei na UEMA, tanto pela qualidade relacionada nota no MEC, mas também porque eu sei que a UEMA tem uma estrutura e uma rede de professores muito boa, além dos projetos de pesquisa, dos projetos de extensão, eu já tinha o conhecimento de que a UEMA era muito bem preparada em relação a tudo isso. Quero poder aproveitar todos os projetos e cursos que a Universidade tem para me oferecer e reafirmar minha certeza que escolhi o caminho certo”, explica a discente.

Para esta terça-feira (14), foram realizadas mesas de abertura com a presença da Profa.Regina Célia de Castro Pereira, diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Profa. Mary Joice Paranaguá Rios, diretora do Curso de Letras e com o Profº Haroldo Bandeira, chefe de departamento.

Durante uma palestra especial, os alunos dos cursos de Letras (que correspondem aos cursos de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e literatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e literaturas e Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e literaturas), apreciaram a palestra do advogado e autor Alexandre Lago, membro da Academia Ludovicense de Letras, com uma conversa sobre as obras do poeta maranhense Gonçalves Dias.

Para o primeiro dia de acolhida os alunos presentes também foram recebidos com a apresentação da Atlética Odisseia, a Associação Atlética Acadêmica de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, com falas dos diretores com sorteios de produtos para os presentes, além da apresentação do NUCLIN, Núcleo de Línguas da UEMA.

A programação se estendeu até esta quarta-feira (15), com palestras da Profaº Ilka Serra, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis e da Profa. Mary Joice Paranaguá Rios com o tema “Tecnologias e a formação de competências digitais para o futuro profissional”.

“Os alunos precisam para além de todo o conteúdo que ele vai vivenciar dentro da universidade, que ele vai aprender com os professores também possam desenvolver competências e habilidades hoje que são importantíssimas pro mundo do trabalho, que é exatamente essas competências digitais, a necessidade de tá cada vez mais incluído nesse mundo digital, mas para promover o aprendizado falando um pouco sobre a importância da inteligência artificial”, conta a professora.

“Acho que hoje isso vem com uma tônica muito forte para os alunos e eles precisam estar preparados para vivenciar também essas ferramentas tecnológicas em sala de aula, não só o aluno mas como também o professor. Para os discentes dos cursos de Letras, gostaria que eles pudessem usar essas ferramentas em favor de tudo aquilo que ele vai ter como conteúdo. Ou seja, são licenciados, então eles vão poder usar isso para sua formação para lidar mais tarde com seus futuros alunos. E o meu desejo é que eles tenham essa exitosa passagem pela universidade focando também nessa possibilidade de desenvolver as competências digitais”, finaliza a pró-reitora.

Por: Gabrielle Siebra