Laboratórios de Meteorologia e Recursos Hídricos da UEMA participam de Reunião Climática Trimestral

Por em 1 de março de 2023

A UEMA participou, no último dia 28 de fevereiro de 2023, do ciclo de reuniões mensais para análise e previsão climática das condições de chuva nos meses de março, abril e maio de 2023 para a região Nordeste do Brasil. Os laboratórios de meteorologia e Recursos Hídricos do Núcleo de Geoprocessamento da UEMA foram os representantes do Estado do Maranhão no evento, que conta com a participação dos centros estaduais de Meteorologia e Recurso hídrico do Nordeste do Brasil, bem como das principais Instituições de Meteorologia do país, a saber Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Imagem: NUGEO

Nas discussões, os meteorologistas avaliaram os campos atmosféricos e oceânicos de escala global do clima (pressão atmosférica ao nível do mar, ventos em superfície e altitude, temperatura da superfície dos oceanos, chuva, entre outros parâmetros). Também são analisados as rodadas de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão sazonal das principais instituições de meteorologia do globo. O objetivo é elaborar um prognóstico de consenso da qualidades das chuvas nos aspectos espacial e temporal, para os próximos três meses na região Nordeste do Brasil. Esta previsão auxilia tanto os núcleos de meteorologia na emissão de alertas de chuva ou estiagem, bem como as demais instituições estaduais que necessitam de informações climáticas para apoio nas tomadas de decisões relacionadas a setores importantes da cidades, tais como: agricultura, pecuária, pesca, energia, turismo, entre outros.

“ Essa reunião serve como base para as mais diversas ações estatais, e todos os estados estão  mais unidos para trazer uma previsão climática cada vez melhor, cada vez mais acertada. Inclusive já estamos tendo bons resultados , tanto que nossa previsões estão com bastante frequência e cada vez mais estamos melhorando”, afirmou Hallan Cerqueira, meteorologista da UEMA.

Imagem: NUGEO

“ O encontro foi extremamente produtivo pois as condições climáticas são totalmente influentes na dinâmica hídrica, então influencia muito no comportamento hidrológico e assim é possível avaliar como é o comportamento dos nossos rios perante o nosso estado”, disse Rony Luguinho, pesquisador de Geotecnologia Aplicada a Hidrologia e Modelagem Hidrológica da UEMA.

Por: Assessoria de Comunicação/ NUGEO