Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UEMA tem artigo publicado em revista internacional Qualis A1

Por em 21 de março de 2023

Mestranda Aline do Carmo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão, Aline do Carmo Silva, tem artigo científico publicado na revista Acta Tropica, com classificação Qualis A1. Tal classificação é somente para periódicos de excelência internacional.

A mestranda egressa do curso de Ciências Biológicas fazia parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UEMA) 2021/2022 e o artigo publicado é resultado da pesquisa trabalhada na graduação, cujo título é: “Doenças infecciosas e parasitárias no estado do Maranhão, região Nordeste e Brasil: uma análise da dinâmica epidemiológica nas últimas décadas”, com a orientação da Profa.Dra.Juliana Maria Trindade Bezerra.

Para a aluna Aline do Carmo é simplesmente emocionante e gratificante saber que todo o esforço e dedicação ao longo da construção do estudo de fato valeu a pena. “Tantos acadêmicos desenvolvem trabalhos e infelizmente não são incentivados a publicarem, com isso, estudos excelentes são lamentavelmente engavetados. Graças a Deus tive a sorte e o prazer de encontrar a professora Juliana já nos últimos períodos da minha graduação. Ela é uma pesquisadora que incentiva muito seus orientandos e alunos a contribuírem com o meio científico, e tê-la como orientadora desse estudo só me faz ficar ainda mais feliz pela conquista dessa publicação em uma revista tão renomada como a Acta Tropica”, disse ela.

Ela, ainda, complementou: “Confesso que desenvolver um projeto de iniciação científica é desafiador, mas quando o acadêmico recebe apoio e incentivo da universidade, todo esse processo se torna mais fácil, e a UEMA colabora e incentiva bastante todos os acadêmicos”.

Para a orientadora, Profa.Dra.Juliana Maria Trindade Bezerraé um imenso prazer, pois a mestranda conseguiu não somente atingir seus objetivos enquanto relevância científica da pesquisa que desenvolveu, mas também contemplar seus achados, divulgando-os para o meio científico.

“Dessa forma, além de levar o nome da instituição, Aline conseguiu o que nós, enquanto pesquisadores tanto buscamos, isto é, a comunicação dos resultados dos estudos que conduzidos, para que estes possam servir de referência para a comunidade científica. Sem dúvida, é motivo de orgulho, por tudo que desenvolveu durante os 12 meses como bolsista, e pelo amadurecimento que conquistou ao escrever dois relatórios, um resumo expandido, ter apresentado oralmente seu trabalho, ter ganhado a premiação como Bolsista Destaque no SEMIC na área de Ciências Biológicas e ter tido uma publicação em periódico internacional. Destaco ainda que o PIBIC estimulou Aline a ingressar em um Programa de Pós-Graduação”, destacou a professora.

Acesse o artigo AQUI.

Saiba mais sobre a revista

AActa Tropica, é uma revista internacional sobre doenças infecciosas que abrange as áreas das ciências da saúde pública e pesquisa biomédica com ênfase particular em tópicos relevantes para a saúde humana e animal nos trópicos e subtrópicos. Seu escopo inclui a biologia de patógenos e vetores, relações hospedeiro-parasito, mecanismos de patogenicidade, doença clínica e tratamento, e contribuições em pesquisa básica ou aplicada em disciplinas como epidemiologia, ecologia de doenças, diagnóstico, intervenções e controle, modelagem matemática, saúde pública e ciências sociais, mudanças climáticas, taxonomia de parasitos e vetores, genômica de hospedeiros e parasitos, bioquímica e imunologia, e testes de vacinas. Na última avaliação da CAPES, recebeu classificação A1.

Por Paula Lima