Professores da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA participam esta semana do workshop “Land Use and Sustainable Development in the Eastern Amazon”, promovido pela Unicamp e pela Cardiff University, do Reino Unido.

No evento internacional, pesquisadores se reúnem para discutir temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à Amazônia.

No dia 14 de março, participaram da programação o professor de Arquitetura da UEMA, Carlos Frederico Lago Burnett, apresentando os “Usos do solo e DS em São Luís, Maranhão, 1970-2020” o Diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC, José de Ribamar Carvalho dos Santos, que tratou dos “Estudos do IMESC sobre a Amazônia Maranhense”; o pesquisador da Embrapa Cocais, Antonio Carlos Reis de Freitas, falando sobre “Mudança de Uso da Terra na Amazônia Oriental” e Fabricio Sousa Silva da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA com discussões sobre “Diagnóstico Ambiental da APA da Baixada Maranhense: análise a partir do Barômetro da Sustentabilidade e Cobertura da Terra”.

Para Carlos Freitas (Embrapa Cocais), a academia tem muito a contribuir com informação qualificada. “Percebi muita convergência entre as apresentações. Há uma complementaridade. Podemos fazer um esforço de buscar, no desenvolvimento da pesquisa, de que maneiras as diferentes abordagens que podem se complementar nessa releitura do que seja a Amazônia Maranhense”, comenta.

Para o professor Frederico Burnett, o momento foi muito produtivo, com apresentações sobre o Maranhão, com recortes diversos de municípios do bioma amazônico e os processos de uso e ocupação da terra, agropecuária, reserva ambiental e atividades portuárias e industriais. “Importantes contribuições para conhecer e entender as transformações que estão ocorrendo e que irão impactar a natureza e a vida de todos nós”, afirma.

O workshop segue com programação até o dia 16 de março. Neste dia, o professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço – PPGEO e Superintendente de Relações Internacionais, Silas Nogueira de Melo, apresenta “Importance of Protected Areas by Brazilian States to Reduce Deforestation in the Amazon”.

Por: Alessandra Medina – SRI/UEMA