PROGEP realiza treinamento no Campus Caxias sobre uso do ponto eletrônico

Por em 1 de março de 2023

Nesta terça, dia 28, uma equipe da Pró -Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizou, no Auditório Leôncio Magno, do Campus Caxias, um treinamento referente à utilização do ponto eletrônico.

Luana Diniz, chefe da Divisão de Cadastro e Lotação da Coordenadoria de Pessoal da PROGEP, falou: “Nossa divisão é responsável pelo cadastro no SigUEMA e pelo treinamento do registro do ponto eletrônico. Nosso primeiro encontro ocorreu no final de novembro de 2022, de modo online, e sentimos a necessidade de fazer esse treinamento de maneira presencial, mostrando na prática como é feito o registro, a homologação.  Também verificamos as dúvidas que possam surgir durante o registro no Módulo do Servidor e no Portal da Chefia”, explicou.

A implantação do ponto eletrônico ocorre em cumprimento a uma decisão judicial determinada antes da pandemia de Covid – 19, quando as frequências eramencaminhada por e-mail. Um Manual de Orientações foi elaborado para que as frequências sejam registradas no SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos), a plataforma que gerencia os registros, controle e gestão do ponto eletrônico. Desse modo, os servidores e chefias imediatas das unidades da UEMA ficam sabendo dos procedimentos relativos ao registro. Essas ações obedecem a Resolução nº 345/2021 –CAD/UEMA e outras normas vigentes. O manual busca padronizar e tornar mais eficientes as informações em todos os campi da instituição. O treinamento tem o apoio da CTIC (Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação).

A PROGEP, entre diversas funções, supervisiona e coordena o sistema de registro de ponto, observando seu funcionamento. A CTIC é encarregada de gerir o sistema de registro de ponto e frequência, em relação às questões técnicas e operacionais, além de outras atribuições.

Inicialmente foram exibidas em um telão as etapas que devem ser executadas no Perfil do Servidor. Foram tratados quesitos como: o registro diário de ponto;o cadastro de ocorrências (sempre que necessário);consulta ao espelho de ponto; cadastro de horário de trabalho para homologação da chefia. Assim, o servidor pode ficar ciente das entradas, saídas, cadastros ou justificativa de ausências através do módulo de frequência.

Segundo Luana Diniz, para os registros existem módulos específicos: o do servidor administrativo, o do professor, e o do professor que exerce cargo em comissão. Tudo é uma questão de customização do sistema.

Em seguida foram apresentadas ações desempenhadas pelo Chefe da Unidade no sistema, como: cadastro de horários obedecendo a jornada de horas; horário de abertura e fechamento; situações em que o servidor não consegue cadastrar suas ocorrências; alteração e exclusão de ocorrências e suas homologações; homologação do ponto eletrônico do servidor e possíveis pendências deste; homologação de frequências; acesso a relatórios.

Com relação aos professores, foi dito que o módulo deverá funcionar a partir de 13 de março (início do período letivo 2023.1). Em um primeiro momento, será feito o registro da frequência, não de pontos. Caso o professor esqueça, o sistema mostrará que ele terá até 24 horas para fazer o registro.

Os presentes fizeram perguntas para tirar dúvidas como esquecimento de registro, alteração de setor do servidor, períodos de férias, jornada de trabalho para cargos efetivos e comissionados, entre outras.

Joaquim José Araújo Silva, da PROGEP, se pronunciou: “Estamos aqui realizando esse treinamento com o suporte da CTIC. Mostramos ao servidor as etapas do registro do ponto e como as chefias imediatas fazem as homologações sobre esse ponto. Também sanamos as dúvidas dos servidores. Estaremos à disposição para qualquer esclarecimento”, disse.

Sobre a frequência, foi destacado que ela consiste no registro de ponto dos servidores. Quando existe esse controle ocorre uma melhoria na gestão da força de trabalho da universidade. O registro pode ser feito em qualquer estação de trabalho ou celular interligado à rede da UEMA, desde que acessado dentro do campi de lotação do servidor.

Rayanne Sales, analista de suporte da CTIC, se manifestou: “Nosso setor, que tem como coordenador o professor Reinaldo de Jesus da Silva, está trabalhando em conjunto com a PROGEP nessa missão de levar o SIGRH para toda a universidade. Minha área de atuação é na parte de detecção e solução de problemas e possíveis inconsistências referentes ao SIGRH. Também estamos prestando suporte aos demais módulos do SigUEMAdurante essa passagem”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira.