A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado no edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III.

O Edital teve a participação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), sendo no Maranhão a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

No Estado, foram aprovadas três propostas de investimentos para pós-graduação. Entre as propostas está 01 da Universidade Estadual do Maranhão.

“Trata-se de um edital estratégico que aporta um importante montante de recursos para os programas de pós-graduação da Uema e que é um instrumento de fomento fundamental para consolidação dos nossos programas. É uma parceria com a Fapema em articulação com a CAPES, que nós esperamos que tenha continuidade nos próximos anos”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche.

As propostas aprovadas vão impactar em 14 programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas do Maranhão ou privadas sem fins lucrativos. Os recursos são para a concessão de 46 bolsas de doutorado, 27 de mestrado e nove de pós-doutorado. O montante representa um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões – partilhados pela CAPES, em bolsas, e FAPEMA, em auxílios.

As propostas têm as temáticas baseadas nas grandes áreas do conhecimento classificadas pela Capes e se encaixam nas áreas consideradas estratégicas e relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Maranhão.

Os projetos terão 48 meses de duração, iniciando em março e com término previsto para fevereiro de 2027.

Acesse o resultado AQUI.

Por Paula Lima