UEMA discute parcerias com a Sedepe para a recuperação de áreas degradadas e fomento à fruticultura no Maranhão

Por em 17 de março de 2023

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Paulo Catunda, esteve em reunião com o secretário José Reinaldo Tavares, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) para tratar de parcerias para a recuperação de áreas degradadas e fomento à atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à fruticultura.

Além do vice-reitor e do secretário, estiveram presentes na reunião técnicos e assessores da Sedepe, bem como professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Nessa reunião, apresentamos as expertises da UEMA no que tange a recuperação de áreas degradadas e, sobretudo, como a UEMA pode se inserir no contexto de ordenamento do território, com inteligência territorial e revegetação de espaços sem uso“, explicou Luiz Jorge, assessor especial da reitoria da Uema, que também esteve na reunião.

Na oportunidade, também foi ratificada a intenção da Sedepe em estreitar relações com a UEMA para o avanço em futuros acordos de cooperação técnica e convênios, aproximando as atividades da universidade com o segmento produtivo nacional e internacional.

“Ficou acertado que, nas próximas semanas, teremos a visita de técnicos da Sedepe para melhor conhecer esses projetos que nós desenvolvemos relacionados a fruticultura, mapeamento e recuperação de áreas degradadas”, completou Luiz Jorge.

A Sedepe tem por finalidade prestar assessoramento ao Governo do Estado no que tange à estratégia estadual de médio e longo prazos e às relações internacionais, considerando a situação presente e as possibilidades do futuro, além de coordenar o Sistema Estadual de Estatística e de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e servir como instrumento de apoio técnico aos municípios, no tocante ao planejamento estratégico.