UEMA ofertará especialização para gestão prisional em âmbito nacional

Por em 21 de março de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, reuniu-se com o Secretário Adjunto de Administração, Logística e Inovação Penitenciária, Raphael Velasco, na Secretaria Nacional de Políticas Penais – Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Na ocasião, discutiram a oferta de cursos de especialização para a gestão prisional, no âmbito nacional.

A especialização já foi ofertada, por meio UEMAnet na modalidade a distância, para gestores prisionais do Estado e agora a UEMA tem o desafio de ofertá-la em nível nacional.  O objetivo é oferecer aos participantes um conhecimento novo na área de gestão pública, de modo a aprimorar suas habilidades e suas competências na prestação de serviços públicos.

“Abrimos as negociações para que o curso de especialização agora se dê em nível nacional. Então, há uma expectativa de uma quantidade muito maior de vagas. E a UEMA se vê nesse momento com essa responsabilidade de oferecer um curso em rede nacional sobre um tema tão estratégico. Para nós da universidade, além de ser uma honra poder realizar este acordo é também uma missão levar a educação superior a todos os espaços em que ela puder qualificar profissionais para construção de uma sociedade melhor”, disse o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche.

Para a Coordenadora Geral do UEMAnet, Ligia Tckaika, com certeza será um grande sucesso de participação, a  exemplo da primeira oferta. “Agora a iniciativa está sendo ampliar para o Brasil. Então, estamos trabalhando na diversidade desse sujeito que trabalha na gestão prisional para a adequação do projeto pedagógico para o cenário nacional”, destacou ela.

Na oportunidade, a Pró-Reitora de Graduação, Monica Piccolo, também esteve presente e discutiu a oferta de cursos de graduação para os apenados.

“No caso da graduação, será a primeira experiência brasileira de realização de formação superior para apenados”, afirmou a Pró-Reitora.

Por Paula Lima