UEMA participa do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense

Por em 13 de março de 2023

Foto: Anne Cascaes

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, na manhã desta segunda-feira (13), do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, realizado no Multicenter Sebrae, em São Luís.

A abertura do evento contou com uma solenidade que teve a presença de autoridades estaduais e municipais. O reitor da UEMA, Walter Canales, acompanhou a cerimônia com o objetivo de consolidar a participação da universidade no Maranhão.

“É muito importante que todos os entes de governo, sejam eles federais, municipais, e estaduais tenham pleno conhecimento da nossa universidade estadual. A UEMA está capilarizada em mais de 68 municípios maranhenses e estamos presentes, por meios de alunos matriculados na UEMA, em mais de 200 municípios. Então, nós consolidamos a atuação da nossa universidade, ofertando cursos de graduação e pós-graduação para desenvolvermos da melhor forma possível o Estado do Maranhão”, destacou o reitor da UEMA, Walter Canales.

Foto: Anne Cascaes

Ao longo do evento, foram tratadas demandas consideradas essenciais aos municípios, junto ao Estado e à União, por meio de palestras, oficinas, debates e stands de exposições, além das assinaturas de termos de compromissos.

A UEMA esteve presente, também, em um dos stands de exposição, para divulgar e colocar à disposição dos visitantes os programas que integram a universidade como, por exemplo, o programa Ensinar e o Profitec.

“A ideia principal da nossa participação no congresso é apresentar o Profitec para a sociedade e para os municípios do Maranhão, e mostrar os cursos que a gente já oferta, a modalidade dos nossos cursos, que são em fins de semana, e também possíveis parcerias que podem ser realizadas. Nós estamos iniciando 2023 com a perspectiva de mais cursos em 2024”, compartilha o coordenador geral do programa, Lúcio Flávio de Albuquerque.

Por: Anne Cascaes