UEMA realiza colação de grau para alunos do Campus Zé Doca

Por em 22 de março de 2023

Foi realizado na noite desta terça-feira (21), a cerimônia de colação de grau dos estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Zé Doca, onde aproximadamente 40 receberam a outorga de grau durante a solenidade.

A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, e os cursos de Administração Pública Bacharelado, Pedagogia Licenciatura, e Curso Superior em Tecnologia em Alimentos pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação, UemaNet.

O formando Adaias Araújo Silva, graduando em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, conta sobre a felicidade e acessibilidade de realizar uma graduação superior na cidade em que nasceu.

“É uma realização tanto para mim quanto para minha família porque na minha família eu sou o primeiro que estou sendo graduado. Nem minha família acreditou quando eu passei no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão, eles explodiram de alegria, como eu também, e sentem muito orgulho, satisfação e acima de tudo gratidão, pela oportunidade que a UEMA nos oferece através do vestibular com um Campus na cidade em que eu nasci aqui em Zé Doca. Muitos amigos meus de infância tiveram que sair daqui para cursar e se profissionalizar e eu só tenho a agradecer de não precisar sair da minha cidade natal para realizar meu sonho e o sonho da minha família.

A aluna Juliane Lira Souza, que recebeu pelas mãos do Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o professor Paulo Catunda, a certificação do Mérito Acadêmico pelo curso de Administração Pública Bacharelado para os formandos que obtiveram maior média por cursos no Campus Zé Doca conta que mesmo não sendo nascida na cidade, o Campus ajudou bastante por ser perto de sua cidade natal e sua família.

“Veio um ônibus da minha cidade natal que é Maranhãozinho, que fica a cerca de 3 horas e 10 minutos daqui, e quando eu não tinha mais esperanças que cursar uma graduação superior após 4 anos parada por conta da pandemia, abriu uma oportunidade pelo UEMANet, e graças a Deus essa oportunidade chegou para que eu possa tá aqui com minha família realizando nosso sonho em uma Universidade pública, com professores renomados e conteúdo programático maravilhoso, além das portas que se abriram com a popularização do EAD, com a atuação do UEMANet”.

Compondo a mesa de autoridades pela primeira vez como a Diretora do Campus UEMA Zé Doca, Elijames Moraes dos Santos, entra a outorga de suas primeiras turmas graduadas dentro do Campus.

“Como uma egressa da Universidade Estadual do Maranhão me sinto muito feliz de poder assumir a direção de centro logo agora no início desde ano e 2023, logo sou uma novata no quesito de colações de grau mas já sou professora dentro do Campus a um tempo o que me fez ter um contato mais direto e amigável com os alunos que hoje aqui se formam e entram no mercado de trabalho”, conta a diretora.

O Vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, durante seu discurso na solenidade destacou a importância da existência do Campus na cidade de Zé Doca por ser um polo importante e adjacente de outras cidades da região do Alto Turi do Maranhão, além de ser a cidade que abre a temporada de colações de grau dos Campi da Universidade Estadual do Maranhão por todo o Estado.

“Pela pujança que o município de Zé Doca carrega como o maior município do Alto Turi do Maranhão, e pelo entorno da cidade, acredito que aqui deve ter alunos do município de Nova Olinda, Governador Newton Bello, São João do Caru, Penalva, Monção, Pedro do Rosário e Centro Novo do Maranhão. Zé Doca é um município que em termos comerciais e de produção é de grande importância para essa região e para todo o Estado. Portanto, nossa função como Universidade é a formação de qualidade dessas pessoas aqui de Zé Doca e regiões para sermos audaciosos e querer cada vez mais atender as demandas da sociedade fazendo a UEMA crescer cada vez mais para que vocês sejam o nosso orgulho de ser UEMA”, coloca o Vice-reitor.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho