Universidade para todos: Conheça os programas da UEMA para pessoas da melhor idade

Por em 17 de março de 2023

Achar que com a idade mais avançada é tarde para continuar ou até começar os estudos é o pensamento de muita gente, porém existem aqueles que pensam diferente e que não enxergam a melhor idade como fim de um ciclo, mas como uma oportunidade de fazer algo novo e por isso que Universidade Estadual do Maranhão possui atividades exclusivas para idosos.

Uema 60+

Com o objetivo de trazer um ambiente integrativa para todos a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) por meio da Superintendência de Concursos Seletivos (Sucons) lançou, em 2022, o edital para um Processo Seletivo Simplificado do Programa UEMA 60+, um vestibular voltado exclusivamente para o público da melhor idade.

Foram ofertadas 57 vagas em cursos de graduação, modalidade presencial, nos campi Bacabal, Balsas, Caxias e São Luís para o segundo semestre de 2022, somente na capital foram 16 aprovados vestibular. Esse quantitativo correspondeu a 5% das vagas remanescentes do PAES 2022.

O programa UEMA + 60 foi pensado como uma política inclusiva para a pessoa idosa no Ensino Superior aprovado em 2021 pelo CONSUN (Conselho Universtário) e CEPE (Conselho de ensino) e serão abertos novos editais para entre os meses de abril e maio.

Unabi

A UEMA também possui o UNABI (Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional) criado em 2016 e se trata de um compromisso político social com foco na melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

Trata-se de um desafio e uma nova experiência ao proporcionar a pessoa idosa acesso ao conhecimento e à troca de experiências por meio de atividades socioeducativas, como por exemplo o coral da universidade.

Cursos de Aperfeiçoamento

O público da melhor idade também possui o acesso a cursos ofertados pela UEMA, como o de “educação para o envelhecimento” e “alfabetização e letramento”, atualmente disponíveis em 10 campi, incluindo o de São Luís, porém já existem planos para que possam ser disponibilizados em todos os 20 centros de estudo.

Por: João Gabriel Costa