Alunos do Centro de Ensino Didácio Santos visitam a Uema Campus Balsas

Por em 25 de maio de 2023

Os alunos do 3º ano do Centro de Ensino Didácio Santos realizaram, ontem (24), uma visita ao Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Balsas. A experiência enriquecedora surgiu a partir de uma atividade do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão – PIBEX intitulado “Apresentação do Curso de Agronomia por meio de práticas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de Balsas-MA”.

O objetivo principal da ação foi incentivar os estudantes do Ensino Médio a buscar o ensino de nível superior no Campus Balsas da Uema e proporcionar aos estudantes um contato direto com o curso de Agronomia, permitindo-lhes conhecer a infraestrutura, interagir com os professores e alunos universitários e ampliar seus horizontes em relação à área de estudos agrícolas.

A visita teve início com a recepção dos professores do Curso de Agronomia da Uema e toda equipe do Projeto. Os alunos do Centro de Ensino Didácio Santos foram guiados por um grupo de monitores e professores universitários que os conduziu por todo o Campus, apresentando as diversas instalações e laboratórios disponíveis para os estudantes.

Durante o percurso, os alunos do terceiro ano tiveram a oportunidade de conhecer as salas de aula, onde puderam vislumbrar a atmosfera acadêmica. Os monitores e docentes explicaram as disciplinas e atividades práticas oferecidas pelo curso, destacando a importância do estudo teórico aliado à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Em seguida, os estudantes visitantes foram encaminhados aos laboratórios de pesquisa, onde puderam observar experimentos em andamento. Os professores e pesquisadores da Uema explicaram as diferentes áreas de pesquisa dentro da Agronomia, como melhoramento genético de plantas, controle de pragas e doenças, manejo de solos e uso de tecnologias na agricultura.

Além disso, os estudantes do Centro de Ensino Didácio Santos tiveram a oportunidade de conversar com os alunos do curso de Agronomia que compartilharam suas experiências acadêmicas e projetos em andamento. Essa interação proporcionou uma visão mais realista e aprofundada do cotidiano de um estudante de agronomia, ajudando-os a compreender melhor a rotina e os desafios do curso.

De acordo com a direção do Campus Balsas, “espera-se que essa visita tenha despertado nos alunos um maior interesse pela área de agronomia, incentivando-os a considerar essa opção de carreira no futuro. Além disso, a experiência proporcionou uma perspectiva prática e realista sobre o curso, ajudando-os a tomar decisões mais informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional”.

Por: Karla Almeida