Campus Balsas realiza o I Dia de Campo da Agronomia com o tema “Explorando as Culturas Agrícolas”

Por em 22 de maio de 2023

(Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta segunda-feira (22), o “I Dia de Campo da Agronomia” em Balsas. O evento reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais do setor para discutir sobre as culturas agrícolas da região.

O evento foi uma iniciativa do curso de Agronomia da UEMA Campus Balsas e contou com a participação dos alunos e os professores doutores do curso de agronomia. O objetivo principal do dia de campo foi proporcionar uma oportunidade de aprendizado prático para os alunos e compartilhar conhecimentos técnicos com os profissionais presentes. Além de incentivar o desenvolvimento sustentável da agricultura local por meio da apresentação de práticas no sistema de produção das culturas e outros temas relevantes.

“Esse dia de campo é bastante representativo como o primeiro dia que vem trabalhar essa diversidade de cultura que hoje é pesquisada. São diversas espécimes, desde feijão, capim, girassóis, arroz, soja, e todas essas culturas fazem parte o nosso contexto socioeconônico e do agro presente no sul do Maranhão. O curso de agronomia vem mostrar, na prática, as ações que tem desenvolvido”, reforça a diretora do Campus Balsas, Célia Leite.

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de visitar diferentes estações temáticas, onde puderam aprender sobre as principais culturas agrícolas cultivadas na região de Balsas. Cada cultura foi apresentada por alunos do 2ª e 7ª período da Agronomia do Campus de Balsas acompanhado pelos professores do curso de Agronomia. Os 140 participantes tiveram a chance de aprender sobre técnicas de cultivo, importância da cultura, manejo de pragas e doenças, além de discutir questões relacionadas à sustentabilidade. Também foi realizado o minicurso “Pilotagem de drones multirrotores” que teve como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre as partes fundamentais de um drone multirrotores, procedimentos de voo, fundamentos e aplicações dos drones.

Além disso, o evento também promoveu a interação entre os estudantes e os profissionais da área, permitindo que eles estabelecessem contatos e trocassem experiências. O dia de campo foi uma excelente oportunidade para os alunos da UEMA conhecerem de perto a realidade do campo e entenderem as demandas e desafios enfrentados pelos agricultores na região. Também estiveram presentes no dia de campo alunos do IEMA e IFMA.

(Foto: Divulgação)

O professor Alan Mario Zuffo, um dos coordenadores do evento, expressou sua satisfação com o sucesso do evento. “O I Dia de Campo da Agronomia superou nossas expectativas. Foi uma oportunidade valiosa para os nossos alunos expandirem seus conhecimentos práticos e se conectarem com profissionais do setor. Estamos orgulhosos de poder oferecer essa experiência enriquecedora para a formação acadêmica dos nossos estudantes, disse.

O “I Dia de Campo da Agronomia da UEMA em Balsas” marcou o início de uma tradição promissora na região, oferecendo aos participantes uma visão aprofundada das culturas agrícolas locais e fortalecendo os laços entre a universidade e o setor agrícola. Com base no sucesso desta primeira edição, espera-se que o evento seja realizado anualmente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região e formando profissionais qualificados para atender às demandas do setor agrícola em constante evolução.