Cursos da UEMA são destaque na Feira de Profissões do Colégio Educallis em São Luís

Por em 25 de maio de 2023

(Foto: Anne Cascaes)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), da Feira de Profissões realizada pelo Colégio Educallis, nas unidades dos bairros Anil e Calhau, em São Luís.

Estiveram presentes na feira alunos, professores e servidores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEMA, com os cursos de Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.

“Participar da feira foi muito gratificante, porque a gente conseguiu mostrar aos alunos o que a gente faz dentro dessa área e qual a importância dos nossos trabalhos”, afirmou a estudante do 10º período de Agronomia, Yasmin Rodrigues.

(Foto: Anne Cascaes)

Durante os dois dias do evento, os representantes da UEMA tiveram a oportunidade de apresentar os fundamentos básicos de cada curso para os alunos do ensino médio do Colégio Educallis que possuem interesse em conhecer mais sobre as áreas para decidirem sobre suas futuras graduações.

“O nosso curso ainda é pouco conhecido e é relativamente novo, em comparação com os cursos das outras ciências agrárias. E por isso, nós estamos aqui de coração aberto divulgando o nosso curso para que os alunos que ainda estejam nas escolas conheçam mais sobre ele”, diz o professor do curso de Engenharia de Pesca, Carlos Riedel.

(Foto: Anne Cascaes)

Além de conhecer mais sobre o universo de cada curso, os alunos da escola particular também puderam ter diversas trocas de experiências com os alunos e professores da Universidade Estadual do Maranhão, ao visualizarem os materiais levados por cada curso como amostras de peixes, plantas e acervos de insetos que são objetos de estudo das ciências agrárias.

(Foto: Anne Cascaes)

“Nós entendemos que essas ações que são realizadas têm muita importância porque conseguem externar todo o trabalho que curso tem e o quanto ele é formador de profissionais para a sociedade. Além disso, também comprova o quanto os alunos de ensino médio precisam entender bem sobre a importância do curso, então, estamos aqui para mostrar a relevância social de cada curso aqui representado”, compartilhou o professor do curso de Agronomia e Zootecnia, Calixto Rodrigues.

Reconhecimento

A participação da UEMA no evento reforça a importância do trabalho acadêmico que tem sido desenvolvido pela instituição e, consequentemente, que vem impactando a sociedade maranhense com os resultados das pesquisas e projetos frutos das disciplinas ministradas no CCA.

“A Feira de Profissões foi um convite da direção do Colégio Educallis para nós da UEMA, e eu vejo como uma grande oportunidade que a instituição tem de apresentar para a sociedade de uma forma geral a diversidade de cursos que existem na universidade, especialmente os cursos da área das agrárias, que na verdade estão no nosso dia a dia, mas poucas pessoas conseguem perceber isso”, pontuou a diretora do curso de Zootecnia, Elba Chaves.

De acordo com a professora, o evento oportunizou aos adolescentes e jovens, que estão ainda indecisos quanto a escolha de uma profissão, conseguir identificar os caminhos e conseguir tirar dúvidas sobre essas profissões.

Por: Anne Cascaes / ASCOM UEMA