Estudante do Proetnos fala sobre impacto da educação nos quilombos

Por em 9 de maio de 2023

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola. Para os interessados, é necessário que tenham concluído o ensino médio ou equivalente até o ano de 2022, que pertençam a um quilombo devidamente reconhecido e sejam indicados (as) pelas lideranças de suas comunidades.

O aluno Eliel Cláudio, por exemplo, que é acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Quilombola do Campus São Bento, reforça a relevância que o curso carrega para as comunidades quilombolas.

“O PROETNOS é um programa de formação de professores para a diversidade étnica do Maranhão. A partir de conceitos que já foram apresentados para os acadêmicos, podemos perceber que a educação é um meio de ajudar os nossos quilombos, podemos conseguir mais e mais para nossos territórios, territórios esses que passaram por muitas dificuldades”, comenta.

Eliel é discente da primeira turma de Licenciatura em Educação Quilombola do PROETNOS no Campus São Bento. No dia 28 de abril, a turma comemorou o seu primeiro ano na Licenciatura, na oportunidade, em suas redes sociais, comemorou o sucesso do ano de êxito para a primeira de muitas turmas que virão.

“Um ano de emancipação dentro do espaço universitário, um ano de dedicação a educação diferenciada, um ano de construção e desconstrução! Viva o PROETNOS, viva as comunidades quilombolas e indígenas, viva a educação!”

O PROETNOS é o Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS) da UEMA, que foi criado para formar e qualificar professores para assumir os processos de escolarização nos territórios dos povos e comunidades tradicionais no Estado do Maranhão garantindo assim a autonomia desses territórios, uma vez que os professores a serem formados devem ser exclusivamente oriundos das suas comunidades e povos.

Neste seletivo, são ofertadas 60 vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 vagas para o Campus Itapecuru Mirim e 30 vagas para o Campus São Bento. O (a) candidato (a) deverá optar somente por um campus no ato da inscrição, não sendo permitidas mudanças posteriores.

Confira todas as normas do seletivo, pré-requisitos e cronograma no edital. Acesse AQUI!

Saiba mais https://www.uema.br/proetnos/

Por: Gabrielle Siebra