IMESC recebe visitas dos alunos de Geografia da UEMA

Por em 17 de maio de 2023

Nesta semana, alunos da disciplina de Estudos Socioeconômicos do Maranhão do curso Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), visitaram o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

“É uma instituição que trata especificamente desses dados sociais, econômicos e cartográficos do nosso Estado. É interessante que a gente traz esses dados, os alunos entendem a fonte e a parceria desse órgão para com eles”, disse a professora Andreza Louzeiro.

“Uma vez que a gente estuda isso na universidade e, agora, temos a oportunidade de estar no órgão para ver os profissionais  explicando a dinâmica do órgão, é muito bom”, destacou a aluna do curso, Ysllany Ellen.

Sobre o Imesc

Objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento, por meio da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, assim como manter o sistema de informação e cartografia.

Histórico

O IMESC possui nos seus antecessores um histórico que remonta ao século XIX, quando a Biblioteca Pública do Estado perde sua Repartição de Estatística. Depois da revolução de 1930, foi criada a Diretoria de Estatística e Publicidade (1936), responsável pelos serviços de estatísticas do estado, em coordenação com o Instituto Nacional de Estatística (antecessor do IBGE). Ainda neste período, a Diretoria é transformada em Departamento Estadual de Estatística (1939) e passa a ser vinculada à Secretaria Geral do Estado, equivalente hoje à Casa Civil do Governador.