Inscrições para Jornada Uema de Empreendedorismo Inovador terminam nesta quinta-feira (25)

Por em 25 de maio de 2023

Nesta quinta-feira (25), encerram-se as inscrições para a Jornada de Empreendedorismo Inovador da UEMA. O evento, promovido pela Agência de Inovação, Empreendedorismo e Relações Institucionais da Universidade Estadual do Maranhão (Agência Marandu/UEMA), tem como objetivo incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver ideias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento regional do Maranhão.

A Jornada de Empreendedorismo Inovador é um processo criativo e estruturado que busca gerar e desenvolver ideias para a solução de problemas complexos. Através de um conjunto de atividades, as equipes participantes serão estimuladas a aprimorar e amadurecer suas ideias inovadoras, com impacto positivo na dimensão social, econômica e/ou ambiental.

O edital da Jornada estabelece que serão formadas 30 equipes compostas por 5 integrantes cada. As equipes devem observar critérios específicos de composição, incluindo a presença de alunos de diferentes cursos, de programas especiais e também a participação de ex-alunos, estudantes de pós-graduação e membros da equipe administrativa e docente da Uema.

As propostas de ideação devem estar alinhadas às dores identificadas na região e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, por meio da Agenda 2030. Os participantes devem apresentar uma proposta preliminar de ideia inovadora através de um vídeo de até 3 minutos, apresentando a equipe, a ideia proposta e o alinhamento com as dores e ODS selecionados.

A Jornada terá duração de 3 meses e contará com meetups, workshops, mentorias coletivas e por equipe. Durante esse período, as equipes terão a oportunidade de desenvolver, aprimorar, amadurecer e consolidar suas ideias inovadoras.

Ao final da jornada, as equipes deverão entregar um vídeo-pitch de até 3 minutos, apresentando o resultado da ideia desenvolvida. Haverá um DemoDay, onde as equipes farão a apresentação de seus pitchs finais e serão premiadas. Entre os prêmios oferecidos, estão orientações para constituição de uma startup, suporte para aperfeiçoamento do produto e/ou serviço e indicações para instituições de fomento.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI!