Projeto “Diálogos Musicais” leva tambor de crioula ao prédio do Curso de Música da Uema


Por em 19 de maio de 2023



                         

Aconteceu na noite desta quinta-feira (18), mais uma edição do projeto Diálogos Musicais, do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão, localizado na Rua da Palma – Centro Histórico. Desta vez, o projeto contou com uma roda de tambor de crioula e convidados para ensinar aos alunos do curso como tocar o os instrumentos de percussão presentes na forma de expressão de matriz afro-brasileira, que envolve dança circular, canto e percussão de tambores chamados crivador, meião e tambor grande. 

Para a aluna Fernanda Freitas, aluna do primeiro período de Música Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, os dias em que o projeto acontece são os mais esperados pelos alunos da graduação. 

                         

“O curso tem bastante teoria mas mescla com a prática que são os dias que mais aguardamos. Esse projeto carrega um diferencial único para o curso de música da Uema, nós como alunos sempre ficamos aguardando ás quintas-feiras ficamos felizes e animados quando acontece o projeto. Eu sempre gostei de música, e sempre frequentei rodas de tambor de crioula, então pra mim é muito importante aprender como tocar e entender o instrumento da cultura do tambor”, comenta Fernanda.

Para o Diretor do Curso de Música Licenciatura da Uema, o professor Renato Moreira Varoni de Castro, ter contato direto com quem faz cultura no Maranhão é um diferencial para os alunos do curso de música. 

“Dentro do projeto diálogos musicais eu também trabalho o meu projeto de extensão PIBEX chamado ‘Educação Musical Antirracista’, onde é possível colocar o aluno que não tem contato com a música de ascendência africana no seu dia a dia, para aprender sobre aqui no nosso prédio em horário de aula, entender a música maranhense da sua forma pura é o diferencial para os alunos que participam desses projetos”. 

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Luís Paulo



Últimas Postagens