Terceira Edição do projeto Encontros Musicais será realizado na quarta-feira (24)

Por em 17 de maio de 2023

Na próxima quarta-feira (24), acontecerá a terceira edição do projeto Encontros Musicais, do Curso de Música da UEMA, sob a coordenação do Professor Roberto Froes. Nesta edição o tema será: A Composição como área de atuação do graduado em Música.

Segundo o Professor Froes, não é raro que as pessoas pensem que o campo de atuação para quem conclui o curso de Licenciatura em Música se restrinja às salas de aula da educação básica. Mas isso não é verdade. Um leque de opções se abre ao graduado: desde a performance até a produção de gravações, passando pela ministração de aulas em escolas profissionalizantes e, é claro, a composição. E este último ponto será o objeto de discussão do III Encontros Musicais.

Para conversar com os interessados pelo tema, foram convidados os compositores Joaquim Santos (conhecido por composições de trilhas em vários filmes como O Testamento, Na Terra de Caboré, Quem matou Elias Zi?, Bandeiras Verdes, Jardins Suspensos, Terras de Quilombo, dentre outros), Josias Sobrinho (compositor de trilhas para teatro e de pérolas da música popular maranhense como Catirina, Dente de Ouro, De Cajari p’ra Capital e Engenho de Flores, incluídas no LP Bandeira de aço, do maranhense Papete). Para falar de composições da área da música erudita foram convidados o Professor Eduardo Luciuk Frigatti (professor da Universidade Maria Curie-Skłodowska, de Lublin, Polônia, aluno do grande compositor Krzysztof Penderecki, falecido em 2020) e o Professor suíço Thomas Kupsch, que faz parte do quadro de docentes do curso de Música da UEMA.

A participação de Eduardo Frigatti será por meio de vídeo gravado, pois estará participando da apresentação de uma de suas obras em Varsóvia. Entretanto, há um link na página do evento que direciona a um formulário para quem desejar fazer perguntas sobre o tema ao professor. As respostas serão apresentadas durante o evento.

O link para a página do Encontros Musicais: A Composição como área de atuação do graduado em Música é https://encontros-musicais.webnode.page/ . Lá pode ser acessado o link para inscrição além de registro das edições anteriores.

O Projeto Encontros Musicais faz parte do Programa Bolsa Cultura, da Coordenação de Cultura e Desporto da PROEXAE/UEMA

A equipe de execução do projeto é composta por:

Roberto Froes (Professor do Curso de Música da UEMA) – Coordenador

João Neto (Professor do Curso de Música da UEMA) – Coordenador Adjunto

Káthia Salomão (Professora da Escola de Música do Estado do Maranhão)

Francisca Costa (Professora do IEMA – Unidade Plena São Luís)

Davi Farias (Aluno do Curso de Música da UEMA)

Itzaac Gutman (Aluno do Curso de Música da UEMA)

Daniel Pimenta (Aluno do Curso de Música da UEMA)

João Marcos Medeiros de Ataíde Costa (Professor de Música Licenciado pela UEMA)