UEMA, AGERP e Embrapa Cocais realizam dia de campo na Fazenda Escola da UEMA

Por em 19 de maio de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP) e a Embrapa Cocais, realizaram um dia de campo na Fazenda Escola da UEMA. O dia de campo, foi voltado para o manejo do milho verde e teve como principal objetivo, mostrar os resultados em andamento de pesquisas que envolvem a parceria entre as instituições que avaliam o uso do resíduo da agroindústria de açaí como fonte de matéria orgânica para o solo no cultivo do milho.

No estudo, além do aproveitamento dos resíduos da agroindústria do açaí, a pesquisa pretende ajustar o manejo cultural do sistema orgânico de produção de milho verde, incluindo as práticas de adubação orgânica, adubação verde e inoculação de sementes.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre: preparo do solo sem uso do fogo; manejo orgânico da cultura do milho verde; intercâmbio de conhecimentos sobre manejo do Saf do Neapo; intercâmbio de conhecimentos sobre plantas alimentícias não convencionais.

Estiveram presentes no evento, o diretor de pesquisa da Agerp, José Malheiros; Joaquim Bezerra Costa, Embrapa; superintendente Federal de Agricultura – SFA do Ministério da Agricultura, Mauro dos Santos; alunos da UEMA e os extensionistas da Agerp São Luís e da sede da Agência Estadual.