UEMA lança e-books com dados relativos ao perfil socioeconômico e cultural de candidatos inscritos no PAES


Por em 26 de maio de 2023



                   

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou e-books sobre dados estatísticos relativos ao perfil socioeconômico e cultural e ao desempenho dos candidatos inscritos, em 2021,2022 e 2023, no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES.

Os relatórios discorrem sobre o perfil socioeconômico e cultural de candidatos classificados pelo sistema universal de vagas, pelo sistema especial de reserva para estudantes negros e oriundos de comunidades indígenas, pessoas com deficiência e sistema especial de reserva de vagas exclusivo para candidatos nos Cursos de Formação de Oficiais, além do detalhamento do número de acertos por questão das provas do PAES 2021, 2022 e 2023.

A iniciativa de organizar e divulgar os três volumes com esses dados foi da Comissão de Processos Seletivos vinculada à SUCONS/DOCV com o intuito de contribuir com análises internas e externas sobre políticas educacionais para o Estado do Maranhão, servindo também de material de pesquisa para escolas e cursinhos preparatórios.

De acordo com o levantamento, 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da UEMA em 2023. Desses, 79,20% são oriundos de escolas públicas. Além disso, 19,70% são autodeclarados pretos.

Para o reitor da Uema, Walter Canales “essas informações representam uma significativa contribuição para o planejamento das ações estratégicas da Universidade, na perspectiva de uma educação de qualidade, inclusiva e que respeite a diversidade daqueles que buscam a conquista de uma vaga na Uema ou na Uemasul para sua formação profissional, além de orientar propostas pedagógicas que continuem estabelecendo uma ponte entre a Universidade e a sociedade civil.

“Além disso, como política de ação afirmativa para o acesso às universidades estaduais, o PAES possui um sistema de preenchimento de vagas que garante aos estudantes negros e indígenas oriundos de escolas públicas e às pessoas com deficiências, uma reserva de 10% e 5%, respectivamente, das vagas dos cursos de graduação existentes em nossa Universidade, bem como uma política de assistência estudantil que visa à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, enfatizou o reitor Walter Canales.

Acesse os e-books:

https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=260

https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=261

https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=262

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens