UEMA realiza o 32º Simpósio Nacional de História

Por em 10 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e a Associação Nacional de História (ANPUH), realiza, em São Luís, o 32º Simpósio Nacional de História, com o tema “Democracia e Direitos Humanos: Desafio para uma História Profissional”. O evento ocorrerá de forma híbrida, de 11 a 13 de julho de forma online e de 16 a 21 de julho de forma presencial.

O Simpósio tem o objetivo central de contribuir para a diminuição do distanciamento existente entre o saber escolar e o conhecimento produzido na academia.

Paralelo ao Simpósio acontecerá, também, entre os dias 14 e 15 de julho, a ANPUH Educação, composta por um conjunto de atividades que antecedem o Simpósio.

A programação conta com as Comunicações Coordenadas, no formato on-line, entre os dias 11 e 13 de julho; nos dias 14 e 15 de julho, presencialmente, a  programação da ANPUH Educação; entre os dias 16 e 21 de julho, ocorrerão, também presencialmente, simpósios temáticos, minicursos, painéis de monografias e resultados de pesquisa de Iniciação Científica, mesas de diálogos contemporâneos e as conferências, que também serão disponibilizadas na página oficial da Associação na plataforma do youtube.

O evento será composto também por debates que perpassam por temáticas de distintos recortes temporais, bem como por temas da História do Tempo Presente. Assim, temáticas como negacionismo, revisionismo, conservadorismo, autoritarismo, dentre outros, serão debatidos nesta edição.

Toda a programação acontecerá de forma simultânea, dividida pelos diversos prédios e auditórios do Centro Histórico.

Programação AQUI.

Mais informações AQUI.