Uema realiza reunião de mobilização do ‘Comitê dos Animais’

Por em 26 de maio de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Centro de Ciências Biológicas a reunião do Comitê Executivo em atenção aos Animais Abandonados e Semi Domiciliados do Campus Paulo VI com as Organizações estudantis da Uema.

O comitê reiterou o seu papel institucional, que dentre outras ações foi de realizar um levantamento da situação atual dos animais abandonados e semi domiciliados, bem como propor sugestões para promover o bem-estar animal que estão dentro da instituição.

Durante a mobilização, os principais temas levantados acerca da temática foram: a importância do bem-estar animal para a comunidade da universidade, e a proteção jurídica dos animais sob a ótica do direito brasileiro.

“Não iremos resolver a situação dos animais do dia para a noite, temos que entender que é uma ação conjunta onde devemos levar em conta o bem-estar do animal domiciliado no Campus antes de tomar qualquer decisão, e é exatamente por isso que nos reunimos com vocês, Organizações Estudantis, para que possamos buscar soluções juntos”, comentou o professor Fernando Lima de Oliveira, membro do comitê.

As organizações estudantis participaram ativamente da reunião, onde esclareceram dúvidas e levantaram questões e sugestões visando promover o equilíbrio de convivência entre comunidade acadêmica e animais do Campus.

O comitê informou sobre sobre as ações planejadas e executadas dentro da Universidade acerca dos animais abandonados e semi domiciliados no Campus Paulo VI, tais como:

1. a) Capacitações e orientações para as empresas terceirizadas em relação à Portaria e Vídeo Monitoramento para inibir o abandono de animais dentro do Campus;
  2. b) Promoção de diálogos e escutas junto aos Centros e à comunidade acadêmica;
  3. c) Planejamento de campanhas e divulgações sobre a legislação do Bem Estar e as implicações sobre o Abandono de animais.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Thiago Martins