Uema sediará Fórum Internacional de Arquitetura

Por em 18 de maio de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediará, entre os dias 14 e 16 de junho, no prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal 2023. Além da Uema, o evento está sendo organizado por outras instituições, entre elas: Universidade de Aveiro, Prefeitura de São Luís, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e Maranhão, Ufma.

Com o tema “DIVERSIDADE EM DIÁLOGOS PERMANENTES”, o Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico – FIPA é um evento que fomenta a discussão de demandas sustentáveis, de valorização e proteção do patrimônio arquitetônico local e global por meio de boas práticas, com a mobilização de recursos no campo da arquitetura em sintonia com o patrimônio cultural, suas misturas e identidades atravessando diálogos com as comunidades técnica, científica e institucional.

Neste sentido, a arquitetura e o patrimônio histórico de São Luís foram decisivos para receber o FIPA deste ano. A herança histórica da capital do Maranhão simboliza o estabelecimento de pontes entre a engenhosidade humana e as ações de preservação patrimonial enquanto permanência da memória e da identidade de várias nações. Assim, simboliza laços comuns entre Brasil e Portugal: construída com o sistema pombalino, em 1997 tem seu centro histórico elevado a Patrimônio Mundial da UNESCO.

O 9º FIPA contará com uma vasta programação, entre palestras, oficinas, minicursos e atrações culturais, dividida em quatro eixos temáticos: Ações de conservação e salvaguarda, boas práticas para uma cidade sustentável, povos que se unem e diálogos em torno da arquitetura.

De acordo com a diretora do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Uema, Thaís Zenkner, “o evento será de extrema importância para estudantes, professores e profissionais, pois provocará a troca de conhecimentos a partir dos trabalhos apresentados e das pesquisas realizadas pelos profissionais do Brasil e de Portugal voltados para o tema do patrimônio”.

Para participar, basta se inscrever de forma gratuita AQUI ou no site do CAU/MA. Não perca a oportunidade de participar do maior evento de arquitetura e patrimônio arquitetônico e venha engrandecer o evento!

Por: Karla Almeida