Campus Barra do Corda abre inscrições para I Simpósio de Lusofonia e Literatura Maranhense

Por em 2 de junho de 2023

O Campus Barra do Corda da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu as inscrições para o I Simpósio de Lusofonia e Literatura Maranhense, que tem como tema “Saberes Lusófonos e as Novas Perspectivas da Literatura Maranhense”, e será realizado nos dias 2 e 3 de julho, às 19h, no auditório do Campus Barra do Corda.

O evento é organizado por acadêmicos do 8º período do curso de Licenciatura em Letras, com a Profª. Esp. Daria Gláucia Paiva Andrade, responsável pela disciplina de Literatura Maranhense e o Prof.º Esp. Neudson Nicasio Ferreira, responsável pela disciplina de Lusofonia.

As inscrições para estudantes, que devem ser realizadas até o dia 30 de junho, possuem a taxa de R$ 15,00 e devem ser feitas clicando aqui. O primeiro dia do evento será voltado para a apresentação de trabalhos envolvendo o campo da Lusofonia com as seguintes temáticas:

Tema 01: Lusofonia e Redes Sociais: o atual cenário da Língua Portuguesa no meio digital globalizado.

Tema 02: Conhecendo a Literatura Lusofona: autores e obras de destaque da Língua Portuguesa.

Tema 03: Lusofonia e Globalização: A Língua Portuguesa e sua importância geográfica e econômica.

Tema 04: A Lusofonia Enquanto Identidade Cultural: As Semelhanças e Diferenças Entre Comunidades que Partilham a Mesma Língua.

Já o segundo dia de evento terá atividades voltadas para os conteúdos voltados à Literatura Maranhense, com a realização de uma mesa redonda, composta por autores barra-cordenses (Ricardo Milhomem, Kyssian Castro e Sílvio Oliveira) para a construção de diálogos sobre literatura, no espaço do pátio.

Após a realização da mesa redonda, ocorrerá a apresentação do estudo: Literatura Regional em Sala de Aula: Trabalhando Autores Maranhenses nas Escolas, da acadêmica do 8º Período do Curso de Letras, Maria Vitória Noleto de Sousa, sob orientação da Profª. Esp. Daria Gláucia Paiva Andrade.

Por: Anne Cascaes / ASCOM UEMA