LBVM realiza mesa-redonda em alusão ao ‘Dia Mundial dos Oceanos’


Por em 8 de junho de 2023



                     

Em alusão ao dia mundial dos oceanos, o Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da Universidade Estadual do Maranhão, promoveu na manhã desta quarta-feira (07), uma mesa-redonda com o tema “A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”.

Foram promovidos debates sobre a importância do oceano e de que forma podem ser definidas ações pessoais (domésticas), dentro de escolas e universidades para que a qualidade da água presente no planeta, que reflete em uma qualidade de vida para os seres humanos.  

A manhã dedicada aos oceanos e em mostrar cuidados e perspectivas para o futuro, contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, assim como estudantes da rede básica de ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia em tempo integral, Pleno Dr. João Bacelar Portela.

                     

“Ao longo do do da nossa região costeira, porque o Maranhão tem uma eh a segunda maior linha de extensão de costa, né? Seiscentos e quarenta quilômetros de poste, região costeira. Então, é o segundo maior litoral considerado pelo Brasil. Então, nós temos diversas possibilidades de utilizar os recursos marinhos, né através das marisqueiras, os pescadores, a comunidade ribeirinha. Então muitas pessoas utilizam-se desses ambientes para a sua própria renda”, comenta a professora Andrea Azevedo, coordenadora e responsável pelo Laboratório de Biologia Vegetal e Marina da Uema. 

A mesa-redonda foi formada por uma equipe totalmente feminina, com a presença das professoras Rayane Serra, Lisana Cavalcante e Mila Magalhães e das mestrandas Virgínia Oliveira e Rayanne Castro. Mulheres maranhenses que trabalham e realizam pesquisa sobre a vida marinha e biologia marinha do Maranhão, segundo a Profº Andrea Azevedo, é importante fomentar a ciência e pesquisa no Maranhão feita por mulheres. 

“Toda a banca realiza trabalhos aqui no Maranhão, aqui em São Luís com trabalhos pelo Rio Anil, tudo por aqui. Então é especial ter uma banca formada por mulheres fazendo ciência pois já é outro projeto meu, de mulheres na ciência. É muito importante que a gente valorize essas mulheres cientistas que nós temos aqui no Maranhão trabalhando nesses locais e mostrando a importância de preservar esses ambientes por causa das pessoas que sobrevivem dele é fundamental”, comenta a professora Andrea Azevedo.

Por: Gabrielle Siebra



Últimas Postagens