NUGEO participa da I semana da Gestão Ambiental na Uema Campus Coroatá

Por em 16 de junho de 2023

Foi realizada no período de 12 a 14 de junho de 2023, na Uema Campus Coroatá, a I semana da Gestão Ambiental. O evento contou com a participação de discentes e docentes do curso de Gestão Ambiental que promoveram palestra, oficinas, visitas técnicas e rodas de conversas. Como forma de participação nesse evento, o NUGEO da Universidade Estadual do Maranhão, enviou uma equipe técnica, onde o NUGEO teve a oportunidade de apresentar suas linhas de trabalhos, as metodologias utilizadas, seus principais produtos elaborados e suas perspectivas técnicas e científicas no campo do conhecimento Geoambiental.

As apresentações ocorreram no período da manhã, enquanto que no período da tarde foram realizadas práticas de campo, sendo desenvolvidas as atividades de coleta de água no rio Itapecuru para fins de análise de potabilidade, e abertura de perfil de solo para efeito de demonstração dos procedimentos de coleta e reconhecimento de propriedades físicas.

Durante as apresentações o Coordenador do NUGEO, Jucivan Ribeiro, apresentou o NUGEO e os trabalhos que vem sendo realizados, pontuando também as possibilidades de desenvolvimento de novos trabalhos, a exemplo da extensão voltada para apoiar o Curso de Gestão Ambiental nos Campi da UEMA.

A Profa. Marlen Barros fez na sua apresentação, uma abordagem sobre os principais solos do Maranhão, contextualizando suas potencialidades e o uso sustentável desse recurso Natural. A Profa. Leila Pinheiro, na sua apresentação, abordou sobre a metodologia e o arcabouço legal adotados nos procedimento de coleta e transporte de água para fins de potabilidade.

As atividades de campo foram realizadas na parte da tarde sendo conduzidas pelas Profas. Marlen Barros e Leila Pinheiros, que trataram sobre os temas: solo e água, respectivamente. Para a pratica dessas atividades foi selecionado um local na margem direita do rio Itapecuru. Além dos alunos do Curso de Gestão Ambiental, estiveram presentes alunos do IEMA de Coroatá, do Curso Técnico em Agropecuária.

A equipe do NUGEO este representada pelo Coordenado, Prof. Jucivan Ribeiro, João Firminiano da Conceição Filho (Geógrafo), Leila Pinheiro (Química), e pela Profa. Marlen Barros  (Pedologista) do CCA. A participação do NUGEO decorreu em virtude do convite formulado pelo Prof. Fernando Filgueiras dos Santos, Coordenador do Curso de Gestão Ambiental do Campus Coroatá. Também esteve presente nas apresentações, a Profa. Lilia Maria Gomes, Diretora do Centro de Estudos Superiores de Coroatá.

Por: NUGEO