PAES 2024: São Bento e Pinheiro recebem ações de divulgação das inscrições

Por em 13 de junho de 2023

(Foto: Anne Cascaes)

A Superintendência de Concursos e Seletivos (SUCONS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nessa segunda-feira (12), visitas aos campi de São Bento e Pinheiro, no intuito de fortalecer as ações de divulgação das inscrições para o PAES 2024.

Os dois campi foram contemplados com reuniões para tirar dúvidas sobre o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA, onde estiveram presentes diretores de campus, coordenadores de cursos, professores da UEMA, professores de escolas municipais e estaduais de ensino médio e demais representantes de lideranças locais.

A visitação da Sucons aos campi também teve como objetivo traçar estratégias para garantir que cada vez mais estudantes do interior do Estado do Maranhão tenham acesso às inscrições do PAES para que por meio do vestibular consigam ingressar no curso superior desejado.

Para o campus de São Bento, a reunião foi essencial para compartilhar os resultados alcançados pela UEMA no município e, também, em seu entorno. “O campus de São Bento tem realizado diversas ações, nós temos um projeto chamado ‘UEMA de Braços Abertos’, onde ao longo do ano nós recepcionamos os futuros egressos do ensino médio para que eles conheçam os cursos, todos os trabalhos, pesquisas e projetos que são realizados aqui, para assim estimulá-los a fazer uma escolho por um dos nossos cursos”, afirma a diretora do campus São Bento, Isabela Pinho.

Já no campus da UEMA de Pinheiro, o encontro com a SUCONS possibilitou a ampliação do diálogo com professores das escolas do município para entender as demandas dos estudantes da região e garantir que a população tenha acesso não só ao PAES, mas também a outros programas e editais ofertados pela UEMA como, por exemplo, Proetnos e Profitec.

(Foto: Anne Cascaes)

“Nós temos enviado acadêmicos, bolsistas, estagiários e colaboradores para irem até as escolas de ensino médio para ajudarem na realização das inscrições e estamos dialogando sempre com os diretores, pois temos uma parceria muito grande com eles. E a partir deste diálogo, nós estamos com uma expectativa muito boa para o PAES 2024”, disse a professora do campus de Pinheiro, Iranilde Padre.

Sucons nos Campi

Ao longo de duas semanas, os campi da UEMA localizados no interior do Estado receberão visitas da equipe da Sucons para que seja realizado o trabalho de ampliação da divulgação do PAES, com o objetivo de garantir o fortalecimento da educação de nível superior em todos os municípios atendidos pela UEMA no Maranhão.

O trabalho também visa a aproximação com as cidades que possuem campus da UEMA, para que a universidade consiga atuar, também, para além das quatros paredes da instituição e chegar às comunidades que necessitam de ações pedagógicas e sociais que dependam de programas de extensão ofertados pelos programas da UEMA.

Por: Anne Cascaes / ASCOM UEMA