Primeiras apresentações de TCC do Curso de Gestão da Qualidade acontecem no Campus Grajaú

Por em 11 de junho de 2023

Nesse sábado (10), iniciaram as apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA).

As estudantes Rita Hilza do Espírito Santo Monteiro e a Lúcia Regina Costa Corrêa foram as primeiras a realizarem defesas de TCC e forma prestigiadas por seus colegas de curso, professores  e convidados.

De acordo com o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, é importante presenciar esse momento e perceber que o ProfiTec está cumprindo sua missão.

“Com certeza, vamos devolver para a sociedade profissionais capacitados para trabalhar de fato com gestão da qualidade. Hoje tivemos duas defesas e ainda temos outros alunos que estão em fase de conclusão dos trabalhos. Esperamos que, ao fim deste semestre, a turma finalize as apresentações para aguardar o tão sonhado momento da Colação de Grau. É dessa forma que o ProfiTec está cumprindo sua missão de transformar vidas por meio da educação e tecnologia”, disse.

Para a coordenadora do CST em Gestão da Qualidade, Thayanne Ferreira, esse início das apresentações é motivo de orgulho.

“É com muito orgulho que iniciamos esse processo de defesa TCC, finalizando um ciclo do programa. Isso reafirma a importância que programas como esse têm na formação de jovens do interior que buscam uma formação tecnológica de qualidade. Esse é o objetivo da UEMA e estamos felizes de participar desse processo de evolução dos nossos alunos”, comentou.

A estudante Hilza Rita abordou no TCC um “Estudo da estrutura de gestão de meio ambiente no município de Grajaú-MA” e foi orientada pela professora Rossane Cardoso.

“Foi muito gratificante ser a primeira a defender TCC do Curso de Gestão da Qualidade, apesar de ser uma responsabilidade imensa.  Eu estava bastante ansiosa, mas, agora, é só gratidão e a expectativa de poder exercer essa profissão na área ambiental”, pontuou.

Já Lúcia Regina falou sobre “Promoção de Qualidade das Operações de uma empresa de projetos de instalação de painéis de energia solar fotovoltaica”, sob orientação do professor Moisés dos Santos Rocha.

As bancas examinadoras foram compostas pelos professores Abraão Ramos, Priscila Gadelha, Thayanne Ferreira, Rossane Cardoso e Moisés Rocha.

Segundo momento

Além das defesas de TCC, a coordenadora do CST da Qualidade reuniu com os estudantes para repassar informações sobre atividades complementares e outros requisitos a serem seguidos para finalização do curso.

Ainda houve um momento de orientação sobre normalização e procedimentos metodológicos para produção de trabalhos acadêmicos, com a bibliotecária do ProfiTec, Rosiane Castro.

Por fim, os alunos em fase de produção de TCC também tiveram atendimento individualizado com os seus respectivos orientadores.

Por Débora Souza