SRI divulga edital para IES estrangeiras do programa INILATmov+

Por em 15 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Superintendência de Relações Internacionais está divulgando o Edital n.º 001/2023-SRI/UEMA, que se refere à seleção de discentes interessados em vagas disponibilizadas por cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada e cursos técnicos das Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras integrantes do programa INILATmov+ aos discentes da UEMA.

A Uema faz parte do INILATmov+, Programa Latino-americano de Mobilidade Virtual e Presencial promovido pela Iniciativa Latino-americana para a Internacionalização da Educação Superior – INILAT. A Iniciativa é formada por seis países da região e suas respectivas redes de internacionalização: Argentina (FIESA-REDCIUN), Brasil (FAUBAI), Chile (Learn Chile), Colômbia (RCI-ASCUN), México (AMPEI) e Peru (REDIPERÚ).

O objetivo principal do INILATmov+ é promover e facilitar os processos de mobilidade virtual e presencial de estudantes de graduação e pós-graduação. Além disso, busca promover a colaboração acadêmica entre as instituições dos seis países.

As vagas oferecidas estão disponíveis nas modalidades a distância ou presencial, para o segundo semestre letivo de 2023. As disciplinas disponíveis podem ser consultadas em: https://sri.uema.br/disciplinas-inilatmov/

Os candidatos aceitos devem estar regularmente matriculados na Universidade Estadual do Maranhão em cursos de Graduação presencial ou EaD, cursos técnicos, Programas Especiais (Ensinar, Proetnos e Profitec) e Programas de Pós-Graduação lato sensu e Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

No total, serão disponibilizadas 70 vagas distribuídas entre os cursos, conforme detalhado no Apêndice A do edital. O processo de inscrição seguirá o cronograma a seguir:

As inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma online disponível em sri.uema.br/inscricoes-para-o-inilatmov/. Na plataforma, os candidatos devem preencher corretamente o formulário e anexar toda a documentação exigida.

Para mais detalhes sobre os requisitos de inscrição, documentação necessária e critérios de seleção/classificação, solicitamos que os professores orientem os estudantes a ler atentamente o edital completo, disponível em https://sri.uema.br/inscricoes-para-o-inilatmov/

Em caso de dúvidas em geral sobre a atuação da Superintendência de Relações Internacionais e seus projetos de internacionalização na Universidade Estadual do Maranhão, entre em contato pelo e-mail: mobilidadeinternacional@uema.br.