The Impact Ranking: Uema é ranqueada em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Por em 12 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão figura na classificação das universidades brasileiras no Times Higher Education Impact Rankings, que agrega o desempenho global que avalia o impacto das universidades em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A classificação reconhece o compromisso da UEMA em relação aos ODS, conjunto de metas globais para promover o desenvolvimento sustentável em várias áreas como a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, saúde, educação, energia limpa, entre outros. A classificação no Impact Rankings também é resultado do trabalho da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UEMA, com apoio da Superintendência de Relações Internacionais (SRI/UEMA). Juntos, impulsionam ações alinhadas ao desenvolvimento socioambiental do Maranhão e fortalecem parcerias internacionais.

Dentre as 1.591 instituições de ensino superior, a Uema está classificada entre as 301-400 melhores universidades no combate à fome, na promoção da segurança alimentar e no apoio à agricultura sustentável. Em relação às instituições comprometidas com a promoção da igualdade de gênero, a Uema está classificada entre as 601-800, classificada entre as 301-400 instituições no compromisso com as práticas de promover padrões de consumo e produção sustentável e está entre 1001+ das instituições de ensino superior engajadas em estabelecer parcerias para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ao se submeter e ser avaliada pelo Impact Rankings, a Uema passa por uma análise de desempenho em relação aos ODS, considerando uma variedade de indicadores e métricas relevantes para cada objetivo específico. Isso inclui critérios como pesquisa relacionada aos ODS, programas de ensino voltados para a sustentabilidade, participação da comunidade, políticas institucionais, parcerias externas e o impacto real alcançado pela universidade na promoção do desenvolvimento sustentável.

Ao ser incluída no The Impact Rankings, a Universidade Estadual do Maranhão tem a oportunidade de demonstrar o seu compromisso e engajamento com a agenda global de desenvolvimento sustentável, Agenda 2030, além de compartilhar boas práticas e lições aprendidas com outras instituições de ensino superior.

Por: Gabrielle Siebra